Fake News Não Pod #30: O ozônio não tem aplicação médica conhecida, segundo agência sanitária dos Estados Unidos

Para que o ozônio tenha ação germicida, ele deve estar presente em uma concentração muito maior do que aquela tolerada com segurança pelo homem e pelos animais

 08/09/2021 - Publicado há 3 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #30: O ozônio não tem aplicação médica conhecida, segundo agência sanitária dos Estados Unidos
/

A ozonioterapia é considerada por muitos como sendo capaz de curar mais de 250 enfermidades, e mais recentemente tem-se defendido a aplicação de ozônio por via retal para tratar a covid-19.  No podcast Fake News Não Pod desta semana, a acadêmica Laura Colete Cunha fala sobre esse gás que contém três átomos de oxigênio e na estratosfera nos protege dos raios ultravioleta. E como você já deve estar imaginando, não se trata de uma substância segura. 

Segundo a agência sanitária dos Estados Unidos, a FDA, o ozônio é um gás tóxico sem nenhuma aplicação médica conhecida em terapia específica, adjuvante ou preventiva. Ademais, para que o ozônio tenha ação germicida, ele deve estar presente em uma concentração muito maior do que aquela tolerada com segurança pelo homem e pelos animais. 

Muitos dos estudos sobre a ozonioterapia possuem erros metodológicos fundamentais, o que os tornam nada confiáveis, isto é, sem credibilidade científica. Mesmo assim, a ozonioterapia consta entre as práticas integrativas e complementares, as PICs, oferecidas pelo SUS, apesar das discordâncias do Conselho Federal de Medicina. 

Os perigos da ozonioterapia são reais: em 2019 um trabalhador perdeu uma das pernas após se submeter a um tratamento “experimental” de ozonioterapia a fim de conter uma infecção óssea. Portanto, desconfie dos tratamentos que se dizem “milagrosos” e busque informações em fontes confiáveis.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.