No episódio do podcast Fake News Não Pod desta semana, a acadêmica Beatriz Calasense discute a eficácia da vitamina C no combate a gripes e resfriados. Segundo Beatriz, a crença de que a vitamina C pode prevenir essas doenças se fortaleceu nos anos 1970, quando o renomado cientista Linus Pauling, ganhador do Prêmio Nobel de Química, lançou o livro A vitamina C, o resfriado comum e a gripe. No livro, Pauling defendia, com base em estudos controlados por placebo, que a vitamina C poderia ajudar a reduzir e aliviar os sintomas do resfriado comum. Desde então, a suplementação de vitamina C tornou-se uma prática comum para quem busca prevenir gripes e resfriados.
No entanto, uma revisão sistemática de estudos publicada em 2013 lança uma nova perspectiva sobre a eficiência da vitamina C para esse fim. Realizada como uma metanálise — metodologia que revisa e organiza resultados de pesquisas científicas relevantes —, essa revisão indica que as evidências científicas disponíveis até o momento não justificam o uso prolongado da vitamina C para prevenir gripes e resfriados. Embora alguns estudos sugiram que a vitamina C possa contribuir para a redução da duração dos sintomas, essa aparente eficácia é limitada e ainda insuficiente para apoiar sua utilização como medida preventiva confiável.
A metanálise também destaca que, apesar de a vitamina C desempenhar funções importantes no sistema imunológico, ainda não há comprovação científica robusta de que sua suplementação seja eficaz para evitar gripes e resfriados.
Produção: UP Vacina Projeto João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews). Roteiristas: Beatriz Calasense, Beatriz Cassiano Michelon e Wasim Aluísio Prates Syed Apresentadora: Beatriz Calasense e Beatriz Cassiano Michelon Edição: Rádio USP Ribeirão Preto