Fake News não Pod #101: Não há provas científicas de que desodorantes aumentam o risco de câncer

O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero, que afeta muitas mulheres anualmente. O câncer

Por
 Publicado: 23/10/2024 às 14:52     Atualizado: 25/10/2024 às 11:47
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod #101: Não há provas científicas de que desodorantes aumentam o risco de câncer
/

O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero, que afeta muitas mulheres anualmente. O câncer de mama é multifatorial, envolvendo fatores como histórico familiar, idade e questões endócrinas. Existe uma crença de que desodorantes, especialmente os que contêm alumínio, aumentariam o risco de câncer de mama. Esse é o tema do Fake News não Pod desta semana, com a acadêmica Beatriz Calasense.

Segundo Beatriz, não há evidências científicas robustas que sustentem essa ideia de que os desodorantes aumentam o risco de câncer de mama. A preocupação com o alumínio nos desodorantes, diz Beatriz, vem do fato de ser um composto presente em vários produtos e alimentos.

Estudos que investigam a relação entre alumínio e células cancerígenas são realizados in vitro e não refletem a realidade do uso tópico, onde apenas uma quantidade mínima do composto é absorvida pela pele. Parabenos, que também estão presentes em desodorantes, são considerados suspeitos por imitar o estrogênio, mas não há provas científicas de que aumentem o risco de câncer.

A Associação Americana do Câncer reforça que não há justificativa científica para acreditar que desodorantes causam câncer de mama. É importante focar em cuidados realmente eficazes, como o autoexame e exames de rotina, incluindo a mamografia, para o diagnóstico precoce, fundamental para a cura.

Produção: UP Vacina Projeto João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews). Roteiristas: Beatriz Calasense, Beatriz Cassiano Michelon e Wasim Aluísio Prates Syed Apresentadora: Beatriz Calasense e Beatriz Cassiano Michelon Edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.