Fake News Não Pod #01: Como identificar uma fake news

Rádio USP estreia o podcast Fake News Não Pod, que terá episódios semanais para alertar sobre notícias e conteúdos falsos

 03/02/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 05/02/2021 as 10:10
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #01: Como identificar uma fake news
/

Com certeza, você já ouviu falar sobre fake news. Mas, o que são, exatamente? Fake news são notícias manipuladas, criadas com base em um conteúdo inventado ou sem contexto, para fazer com que o público acredite que são verdadeiras. Hoje, rumores criados sem o formato jornalístico, como textos, imagens e áudios compartilhados em redes sociais também são considerados fake news. 

Fake news é assunto sério: elas atravessam as redes sociais e influenciam a vida das pessoas. Fake news podem causar mudanças políticas e distorcer a imagem de uma pessoa, marca ou instituição. Para convencer as pessoas, são utilizadas várias técnicas. Por isso, a Rádio USP passa a veicular semanalmente o podcast Fake News Não Pod. O primeiro episódio traz dicas para se prevenir e combater as fake news. 

Dica número um: Recebeu uma notícia por meio de uma mensagem? Espere um momento e pense um pouco sobre ela. Não acredite imediatamente nela e saia compartilhando por aí, especialmente se ela teve um efeito emocional forte em você. Se ela te causou surpresa, ou foi muito favorável ou contrária às suas crenças pessoais, tem uma boa chance de a notícia ser falsa.

Dica número dois: Desconfie de afirmações inéditas demais. As fake news em geral buscam descredibilizar toda informação, instituição e autoridade profissional já consolidada e reconhecida internacionalmente. Somente confie em informações de fontes confiáveis.

Dica número três:  Atente-se à forma da notícia ou mensagem. Desconfie de textos com muita caixa alta e emojis. Textos com palavras em caixa alta têm o objetivo de chamar a atenção e dar um senso de urgência ao leitor. Já os emojis auxiliam na interpretação da emoção da mensagem pelo leitor.

Dica número quatro: Verifique o contexto e a data nos quais a notícia foi compartilhada. Algumas fake news divulgam informações verdadeiras do passado como se fossem acontecimentos atuais.

Dica número cinco:  Confira a fonte e pesquise se a informação é verdadeira. Há diversas formas de se fazer isso. Você pode pesquisar palavras-chave da mensagem no Google ou utilizar o João Fake News, seguir as instruções e enviar palavras-chave, como “vacinas + fetos + abortados”. Esse é um contato de WhatsApp para te auxiliar no próprio aplicativo a encontrar informações checadas sobre o tema. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.