Em Dia com o Direito #47: Núcleo de Práticas Jurídicas une teoria e prática para promover cidadania

A entidade da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto promove a democratização do acesso à justiça e a proteção dos direitos humanos no âmbito da cidade de Ribeirão Preto e região

13/12/2023 - Publicado há 5 meses     Atualizado: 15/12/2023 as 13:12
Em Dia com o Direito - USP
/

No último episódio do ano do Em Dia com o Direito a acadêmica Helena Simões Furlan fala sobre a importância das entidades estudantis e traz como exemplo o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, entidade voltada para a ampla formação dos estudantes. O convidado para o bate-papo é o também acadêmico José Wilton de Melo Maciel da FDRP e participante do Núcleo.

Maciel explica que o Núcleo de Prática Jurídica tem como uma das facetas  permitir que o aluno tenha contato direto com a prática da realidade do direito e das particularidades que a profissão tem no dia a dia. “Para além disso poderíamos dizer que o Núcleo faz com que o aprendizado da teoria, ou seja,  em sala de aula, seja colocado em prática no dia a dia, a partir das demandas que são apresentadas para o operador do direito”.

Maciel diz que são objetivos institucionais do Núcleo, dentre outros, prestar assessoria e assistência jurídica gratuita e democrática a toda comunidade. “As atividades envolvem atender as demandas de acesso à justiça com a finalidade de proteger os direitos humanos e também o exercício da cidadania no âmbito da cidade de Ribeirão Preto e região.”

Maciel lembra que o Núcleo atua em demandas relacionadas à população LGBTQIAP+, como também naquelas relacionadas às pessoas negras, pardas, indígenas e quilombolas. Também promove apoio à entidades, agremiações, coletivos e grupos sociais diversos. “O Núcleo atua para promover cidadania e dignidade humana, para a democratização do acesso à justiça, a proteção dos direitos humanos no âmbito da cidade de Ribeirão Preto e região. Além disso inseri o aluno de graduação com a prática do direito e faz com ele entenda que a sociedade é permeada por diversas facetas e  realidades sociais, econômicas e culturais.”

EM DIA COM O DIREITO
Produção: Professor Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
Coprodução e apresentação: Rosemeire Talamone
Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Você pode sintonizar a Rádio USP em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.

.