Diversidade em Ciência#19: Jusciele Oliveira e Ana Camila Esteves falam sobre cinemas africanos

As duas são estudiosas das diversidades de gêneros e estilos dos diferentes cinemas africanos e organizaram e publicaram neste ano o livro “Cinemas Africanos Contemporâneos: abordagens críticas”, pela editora Sesc, com 40 especialistas da África, Europa, EUA e Brasil

Por
 15/11/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 16/11/2021 as 8:55
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência#19: Jusciele Oliveira e Ana Camila Esteves falam sobre cinemas africanos
/

O professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista Jusciele Conceição Almeida de Oliveira e Ana Camila Esteves.  Jusciele Oliveira é doutora em Comunicação, Cultura e Artes pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, em Portugal, com a tese  Precisamos vestirmo-nos com a luz negra: uma análise autoral nos cinemas africanos, o caso Flora Gomes.

Ana Camila Esteves é jornalista, produtora cultural e pesquisadora. É doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) com a tese em andamento Da África para o mundo: dilemas da difusão dos cinemas africanos para audiências globais a partir da entrada da Netflix na Nigéria. Ela também é idealizadora e curadora da Mostra de Cinemas Africanos (www.mostradecinemasafricanos.com) e do projeto de cineclube Cine África.

As entrevistadas organizaram e publicaram o livro Cinemas Africanos Contemporâneos: abordagens críticas, pela editora Sesc. Durante a entrevista, elas comentam sobre cinemas africanos contemporâneos.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.