Diversidade em Ciência #20: Neurocientista Sergio Arthuro fala sobre a relação entre sono, sonho, violência e processos socioculturais

Sérgio Arthuro ainda fala sobre pesquisa que vem desenvolvendo sobre os efeitos do chá ayahuasca nos processos do sono e do sonho

Por
 22/11/2021 - Publicado há 2 anos
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência #20: Neurocientista Sergio Arthuro fala sobre a relação entre sono, sonho, violência e processos socioculturais
/

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o neurocientista Sérgio Arthuro Mota Rolim, doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a pesquisa Aspectos neurofisiológicos e comportamentais do sonho lúcido. Ele é membro do Instituto do Cérebro da UFRN.

Durante a entrevista, Sergio Arthuro fala sobre os diversos aspectos do sono e do sonho, como processos alterados do estado de consciência, sonho lúcido, paralisia do sonho e outros. “Tenho investigado os aspectos epidemiológicos, cognitivo-comportamentais e neurofisiológicos do sonho lúcido”, afirma.

Ele também tem desenvolvido pesquisa sobre os efeitos do ayahuasca, que é um chá psicoativo feito de cipós e raízes, utilizado em ritos religiosos do Santo Daime, principalmente no norte do País, o qual provoca alterações importantes do estado de consciência.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.