De Papo Pro Ar #151: Roberto Menescal fala sobre sua carreira e a música popular brasileira 

Um dos pais da Bossa Nova é o convidado deste mês de setembro e no primeiro de uma série de quatro programas fala de clássicos, como “O Barquinho”, composição sua e de Ronaldo Bôscoli

 04/09/2024 - Publicado há 5 meses
De papo pro ar - USP
De papo pro ar - USP
De Papo Pro Ar #151: Roberto Menescal fala sobre sua carreira e a música popular brasileira 
/

Neste mês de setembro, o podcast De Papo Pro Ar traz um especial com Roberto Menescal. No primeiro programa de uma série de quatro, ele vai falar sobre um clássico da música brasileira que está completando 60 anos e é uma das canções mais regravadas no mundo, O Barquinho, composto por ele e Ronaldo Bôscoli. 

Menescal iniciou sua carreira profissional em 1957, acompanhando ao violão a cantora Sylvinha Telles, e no ano seguinte apresentou-se, ao lado de Sylvinha Telles, Carlos Lyra e vários outros artistas, no Clube Hebraica, em show considerado um dos primeiros registros da Bossa Nova. Foi no início da década de 1960 que se destacou como compositor, com O Barquinho,, gravada por Maysa, Pery Ribeiro, Paulinho Nogueira e vários outros intérpretes. Essa canção, emblemática em sua carreira, tornou-se um clássico da Bossa Nova, ao lado de outras de sua parceria com Ronaldo Bôscoli, como Ah, se eu pudesse, Errinho à tôa, Nós e o mar, Rio e Você.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 30 de agosto de 2024. De Papo Pro Ar é transmitido sempre às sextas-feiras, depois das 18 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quartas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.

As edições anteriores de De Papo Pro Ar estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.