Curioso por Ciência #6: Mudanças climáticas impacta vegetação utilizada para alimentação de gado

12/12/2023 - Publicado há 7 meses     Atualizado: 14/12/2023 as 8:05
Curioso por Ciência - USP

No podcast Curioso por Ciência desta semana Isabelle Rodrigues traz pesquisa que investigou como o clima afeta plantas que são essenciais para nossa economia. O trabalho de Fernando Bonifácio Anacleto avaliou como o clima impacta a planta estilosantes, uma vegetação rasteira utilizada para alimentação de bois e que pode contribuir para a formação e recuperação de pastagens.

Pensando nas condições climáticas futuras, os pesquisadores simularam quatro ambientes, um de clima normal, um com seca, um de temperaturas altas e, por fim, um ambiente com seca e calor juntos. Os resultados mostraram que as plantas do ambiente de seca ficaram com flores menores e menos sementes. As de clima quente tiveram as suas semente impactadas, passando a absorver mais água e germinar mais rápido. Já no clima quente e seco, a composição do pólen das plantas foi alterada.

Quanto à reprodução os pesquisadores viram que a seca aumentou as taxas de cruzamento, enquanto a temperatura elevada reduziu a autofecundação, que é uma forma de os vegetais se reproduzirem. “Essas alterações podem gerar grandes repercussões na diversidade genética dessas plantas”, conta Isabelle.

Essa pesquisa destaca como as mudanças climáticas podem afetar não só o crescimento delas, mas também sua capacidade de se reproduzir e se espalhar. “Uma verdadeira lição sobre a importância de entendermos o impacto do clima na natureza.”

O estudo Efeitos do déficit hídrico e do aquecimento global sobre parâmetros biológicos ligados à reprodução da espécie tropical Stylosanthes capitata (Vogel) em simulação de cenários climáticos futuros foi orientado pela professora Lilia Alzate Marin, no programa de pós-graduação em Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.