Curioso por Ciência #02: Óleo de peixe pode ser promissor no combate à sarcopenia em idosas

O estudo foi feito na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto com idosas que também cumpriram um programa de exercícios físicos

 16/11/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 24/11/2023 as 8:40
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência #02: Óleo de peixe pode ser promissor no combate à sarcopenia em idosas
/

Sarcopenia é a perda de massa muscular e força, que geralmente acompanha o envelhecimento. Isso pode dificultar atividades cotidianas e afetar a qualidade de vida. Será que a suplementação de óleo de peixe pode melhorar a resposta muscular ao treinamento em idosas com sarcopenia?

Esse é tema do podcast Curioso por Ciência desta semana. Isabelle Rodrigues traz os resultados do estudo de  doutorado Efeito da suplementação dietética com ácido graxo ômega-3 na resposta adaptativa muscular ao treinamento resistido em idosas sarcopênicas, defendido em 2022 por Natália Maira da Cruz Alves, orientada pelo professor Eduardo Ferrioli no programa de Clínica Médica na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Isabelle conta que o estudo analisou maneiras de combater a perda muscular relacionada à idade em mulheres idosas com sacopenia. Essas mulheres foram divididas em dois grupos. Um grupo seguiu um programa de exercícios e recebeu suplementos de óleo de peixe, enquanto o outro grupo também fez exercícios, mas recebeu um placebo, ou seja, cápsulas que simulavam o óleo de peixe.

Os resultados mostraram melhorias na força muscular e qualidade dos músculos após 14 semanas de treinamento. “No entanto, o grupo que recebeu o óleo de peixe teve melhorias ainda mais significativas em comparação ao grupo do placebo”, explica Isabelle.

Para Isabelle, as pesquisas ainda precisam avançar para que, no futuro, profissionais da saúde possam recomendar exercícios e, se os resultados continuarem favoráveis, prescreverem a inclusão de óleo de peixe na dieta, para ajudar as pessoas idosas a combaterem a perda muscular. Mas Isabelle alerta: “Para qualquer mudança na rotina e na dieta é preciso consultar um profissional de saúde”.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.