Curioso por Ciência #4: Quimioterapia piora qualidade de vida das mulheres e traz risco nutricional

Essas conclusões são da pesquisa de doutorado de Bruna Ramos da Silva, orientada pelo professor Alceu Afonso Jordao Junior no Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

 27/11/2023 - Publicado há 8 meses
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência #4: Quimioterapia piora qualidade de vida das mulheres e traz risco nutricional
/

O estudo apresentado no Curioso por Ciência desta semana traz os resultados da pesquisa Avaliação do perfil metabólico, oxidativo e antropométrico em mulheres com câncer de mama, que avaliou o impacto da quimioterapia e sua influência no dia a dia das mulheres.

O estudo é de Bruna Ramos da Silva, orientada pelo professor Alceu Afonso Jordao Junior no doutorado em Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Para este estudo os pesquisadores selecionaram mulheres que estavam começando a quimioterapia para câncer de mama e acompanharam suas jornadas por cerca de sete meses. Eles também compararam os resultados com um grupo de mulheres que não tiveram câncer ou fizeram quimioterapia.

Os resultados mostraram que, embora não tenha havido mudanças significativas no corpo das mulheres durante o estudo, após um mês de completarem a terapia, as pacientes com câncer de mama se sentiram mais cansadas, viram sua qualidade de vida diminuir e alguns marcadores de saúde pioraram e, mesmo as mulheres com excesso de peso também corriam risco nutricional. “Isso mostra que, mesmo com peso a mais, o acompanhamento nutricional é importante.”

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.