Curioso por Ciência #01: O impacto da anestesia no coração dos ratos

Entender como a anestesia afeta o coração dos ratos pode ajudar os médicos a escolherem o melhor tipo de anestesia para cada paciente, garantindo que o coração fique seguro durante uma cirurgia

09/11/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 16/11/2023 as 15:17
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência #01: O impacto da anestesia no coração dos ratos
/

Curioso por Ciência é o mais novo podcast da Rádio USP e traz como conteúdo o conhecimento gerado na Universidade a partir dos resultados dos mestrados e doutorados dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, de maneira simples e direta e para todos os públicos entenderem.  Uma realização da Comissão de Pós-Graduação da FMRP, da startup Dr. Fisiologia, em parceria com a Rádio USP de Ribeirão Preto e São Paulo.

Neste primeiro episódio do Curioso por Ciência, Isabelle Rodrigues, da staturp Dr. Fisiologia, comenta a pesquisa que analisou o efeito da anestesia no coração dos ratos, mestrado de Amanda Rosanna Alves Barboza, no programa de Fisiologia da FMRP. Neste trabalho os pesquisadores queriam entender como a anestesia afeta a pressão arterial e a batida do coração dos ratos. Para fazer o estudo, eles usaram três tipos de anestésicos: ketamina+xilazina, uretana e isoflurano. “Eles observaram como esses anestésicos influenciavam os ratos enquanto estavam acordados e quando estavam anestesiados e os resultados foram interessantes”.

Isabelle descreve os efeitos de cada um dos anestésicos e afirma que os cientistas também perceberam que todos os anestésicos deixaram o ritmo do coração dos ratos mais constante, ou seja, sem muitas variações. “O estudo também mostrou que os anestésicos alteraram a forma como o sistema nervoso regula o ritmo cardíaco. Alguns diminuíram a frequência do coração, enquanto outros a aumentaram.”

Ao analisar o que esses resultados tem a ver com o dia a dia da população, Isabelle afirma que entender como a anestesia afeta o coração dos ratos pode ajudar os médicos a escolherem o melhor tipo de anestesia para cada paciente, garantindo que o coração fique seguro durante uma cirurgia, por exemplo. “Assim, será possível evitar problemas indesejados e garantir uma anestesia mais segura e eficaz para todos nós.”

O trabalho mestrado de Amanda Rosanna Alves Barbosa Análise da variabilidade da frequência cardíaca e pressão arterial, em ratos, durante a anestesia por ketamina e xilazina, uretana ou isoflurano,  foi defendido em 2022 com orientação do professor Rubens Fazan Júnior.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.