Cultura na USP #32: O samba paulistano e o carnaval histórico do Bixiga

A Casa de Dona Yayá e a escola de samba Vai-Vai ficam no tradicional bairro da capital

 08/02/2024 - Publicado há 5 meses     Atualizado: 21/06/2024 as 12:41
Cultura na USP - USP
Cultura na USP - USP
Cultura na USP #32: O samba paulistano e o carnaval histórico do Bixiga
/

Saiba mais sobre os vínculos históricos do bairro do Bixiga que aproximam o Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá da USP e a Vai-Vai, escola de samba criada em 1930 pela comunidade negra. “A expressão do samba tem uma longa trajetória no bairro, que tem raízes muito profundas na relação com os grupos afrodescendentes e com a criação da Vai-Vai”, explica a professora Flávia Brito do Nascimento, diretora do CPC-USP.


Cultura na USP

Cultura na USP é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Superintendência de Comunicação Social. Vai ao ar toda quinta-feira, às 12h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP(jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.