Brasil Latino: Pedro Dallari, Salvador Schavelzon e o futuro da democracia

Movimentos que pregam ideias conservadoras provocam instabilidade institucional e colocam novos desafios para o Estado democrático de direito

 12/05/2022 - Publicado há 2 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Pedro Dallari, Salvador Schavelzon e o futuro da democracia
/

A América Latina vive momentos de instabilidade no funcionamento de suas instituições. Ainda que não agonizem, os pilares do Estado democrático de direito parecem viver momentos difíceis, cuja previsibilidade se torna incerta. Apesar de ter expediente todos os dias, o que confere um ar de aparente normalidade às instituições, o fato é que o cruzamento de interesses difusos de setores conservadores deságua em movimentos com potencial explosivo de desestabilização. Nessa conjuntura, não se exclui nem mesmo a intervenção dos militares no processo político.

Pedro Dallari, diretor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, e Salvador Schavelzon, professor de Teoria Contemporânea na Universidade Federal de São Paulo, debatem os rumos da democracia na América Latina nesta edição do Brasil Latino.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.