Brasil Latino: Pedro Costa Jr. e a eleição de Lula

Presidente eleito recebe terceiro mandato em um mundo diferente de 2002

 04/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 08/11/2022 as 15:55
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Pedro Costa Jr. e a eleição de Lula
/

Os desafios são enormes. O desgaste da credibilidade da política somado aos imensos problemas sociais como a fome e o desemprego colocam para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva uma missão digna de super-homem. Ao mesmo tempo que precisa manter e até ampliar sua base de apoio eleitoral, ele terá que lidar com um Congresso majoritariamente conservador, cujo protagonismo ganhou importância a partir do famoso orçamento secreto.

Medidas emergenciais como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para garantir os compromissos de campanha são colocadas na mesa para discussão parlamentar. Este será o primeiro grande teste do novo governo.

Além disso, no âmbito internacional, a vitória de Lula foi vista com alívio por muitas nações importantes, o que se expressou no imediato reconhecimento do resultado eleitoral. Assim, uma nova era na política externa brasileira se avizinha com destaque para pautas de interesse mundial como a questão do aquecimento climático e o combate à fome.

Nesta entrevista ao Brasil Latino, o professor Pedro Costa Jr. analisa as perspectivas do Brasil nesta nova era Lula.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.