
A América Latina tem pouco espaço na imprensa brasileira. As notícias do continente, quando aparecem, retratam superficialmente os fatos e dispensam um debate mais qualificado. Sobra, então, uma pauta de tragédias e crises.
A revista Nossa América, da Fundação Memorial da América Latina, é um oásis nesse deserto editorial. Desde a criação do Memorial, em 1989, a publicação é um item obrigatório do estatuto, com duas edições anuais.
A Nossa América chega agora ao seu número 59 com o tema dos 200 anos da Independência do Brasil. São 20 artigos que retratam aspectos pouco conhecidos dessa efeméride que alçou o País à condição de nação. O protagonismo das mulheres, a construção da identidade nacional com a participação dos negros escravizados e dos povos originários e os modos de viver e vestir na corte merecem tratamento especial, além de uma matéria especial sobre a inauguração do novo Museu do Ipiranga, no dia 7 de setembro.
Para falar sobre uma das únicas publicações do País que abordam temas latino-americanos, o Brasil Latino conversa com o editor da revista Nossa América, o jornalista Alexandre Barbosa.
Brasil Latino
O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.