Brasil Latino: Alexandre Barbosa e a revista “Nossa América”

Edição da Fundação Memorial da América Latina debate os 200 anos da Independência

 08/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 14/07/2022 as 16:03
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Alexandre Barbosa e a revista "Nossa América"
/

A América Latina tem pouco espaço na imprensa brasileira. As notícias do continente, quando aparecem, retratam superficialmente os fatos e dispensam um debate mais qualificado. Sobra, então, uma pauta de tragédias e crises.

A revista Nossa América, da Fundação Memorial da América Latina, é um oásis nesse deserto editorial. Desde a criação do Memorial, em 1989, a publicação é um item obrigatório do estatuto, com duas edições anuais.

A Nossa América chega agora ao seu número 59 com o tema dos 200 anos da Independência do Brasil. São 20 artigos que retratam aspectos pouco conhecidos dessa efeméride que alçou o País à condição de nação. O protagonismo das mulheres, a construção da identidade nacional com a participação dos negros escravizados e dos povos originários e os modos de viver e vestir na corte merecem tratamento especial, além de uma matéria especial sobre a inauguração do novo Museu do Ipiranga, no dia 7 de setembro.

Para falar sobre uma das únicas publicações do País que abordam temas latino-americanos, o Brasil Latino conversa com o editor da revista Nossa América, o jornalista Alexandre Barbosa.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.