Ambiente é o Meio #96: Estudioso de emergência climática defende uso mínimo de automóveis

Brasil deve investir em transporte coletivo de qualidade, veículos de carga elétricos e outros modais, como os trens, ao invés de políticas meramente econômicas

Por
 16/08/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 23/08/2023 as 11:21
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #96: Estudioso de emergência climática defende uso mínimo de automóveis
/

O Ambiente é o Meio desta semana conversa com Shigueo Watanabe Júnior, físico que atua no terceiro setor com foco na emergência climática vivida pela Terra.

Watanabe Júnior faz uma breve introdução sobre a produção dos gases de efeito estufa, relacionando queimadas, pecuária e uso de combustíveis fósseis para evidenciar como a atmosfera do planeta se transforma em um “cobertor” sobre a superfície da Terra. Comenta que, enquanto as queimadas diminuem os sequestradores de carbono (árvores), os meios de transportes das cidades, por exemplo, aumentam as emissões de CO2. 

Comenta que, como 90% da população brasileira mora em área urbana, a importância dos transportes é fundamental, por isso acredita que a solução, para além da eletrificação dos carros, é o investimento em transporte coletivo de qualidade e eletrificação de transporte de carga, onde é necessário, alternando com outros modais, como o trem. Defende que o País faça um planejamento para descarbonizar os meios de transporte com a diminuição ao máximo possível do uso de automóveis.

Desta forma, Watanabe Júnior critica as decisões somente voltadas para a economia, como a do barateamento dos carros de passeio e da frota de caminhões de carga, e ainda o projeto de extração de petróleo na Amazônia. 

Por fim, afirma que as pessoas individualmente podem fazer a diferença defendendo o meio ambiente e a qualidade de vida e exigindo dos parlamentares as mudanças necessárias. Mas, para tal consciência, diz ser necessária a educação para busca de informação e formação de opinião, o que não se consegue sem grande investimento em educação e saúde.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.