Ambiente é o Meio #121: Filmes de desastres podem facilitar o conhecimento sobre as mudanças climáticas

Pesquisadora Suellyn Emerick vê no gênero de ficção climática uma oportunidade de conscientização do público

 Publicado: 27/03/2024
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #121: Filmes de desastres podem facilitar o conhecimento sobre as mudanças climáticas
/

O Ambiente é o Meio desta semana entrevista a geocientista Suellyn Emerick sobre a comunicação e a divulgação científica por meio de filmes de desastres climáticos. A mestranda em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp desenvolve pesquisa em que trabalha o conceito de ficção climática, filmes de ficção científica que abordam as mudanças climáticas. 

Suellyn é graduada em geociências pela USP e conta que foi durante a iniciação científica que percebeu uma lacuna na comunicação científica das mudanças climáticas. Fã de filmes de desastres, ela enfatiza a necessidade de diversificar o escopo dos filmes explorados, incluindo produções de baixo orçamento e aquelas que abordam questões sociais relacionadas às mudanças climáticas. “A variedade de filmes pode enriquecer o diálogo público e ampliar a compreensão sobre as complexidades envolvidas no tema.” 

Apesar disso, o tipo de desastre visualizado em muitos filmes é pouco relacionável com a vivência brasileira, segundo Suellyn. “No artigo eu decidi falar sobre trazer uma abordagem para a realidade vivida aqui no Brasil. Aí decidi falar sobre enchentes e escorregamentos.”. 

Embora o gênero tenha muitos filmes que dramatizam demais os eventos climáticos, diz a pesquisadora, eles ainda podem refletir os desafios enfrentados pela humanidade diante das mudanças climáticas observadas no mundo real. Segundo a mestranda, “muitas questões sociais a respeito da questão da fragilidade que algumas pessoas vivem são abordadas em alguns filmes também.”


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.