Aluno da USP apresenta pesquisa em evento inédito da Harvard University no Brasil

Trabalho de iniciação científica da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP será apresentado em julho, na Terceira Conferência Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos 2024. Encontro promovido pela universidade americana acontece pela primeira vez no Brasil, no campus Butantã, em São Paulo

Publicado: 06/06/2024     Atualizado: 20/06/2024 as 15:31
Novos Cientistas - USP
/

Entre os dias 10 e 12 de julho deste 2024, acontecerá no campus da USP, em São Paulo, pela primeira vez no Brasil a Terceira Conferência Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos 2024 do Afro_Latin_American Research Institute at Harvard University ALARI/ Harvard-USP. Na oportunidade, professores, alunos, pesquisadores , acadêmicos, ativistas, artistas e formuladores de políticas públicas, que trabalham com comunidades afrodescendentes na América Latina, apresentarão propostas para a conferência. Este encontro busca promover o campo acadêmico dos Estudos Afro-Latino-Americanos, por meio de diálogos entre os atores envolvidos na produção e implementação de agendas acadêmicas e de justiça racial na América Latina.

Na oportunidade, o estudante José Farias dos Santos Júnior, que cursa o bacharelado em Saúde Pública, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, apresentará sua pesquisa de iniciação científica. Como ele contou, em entrevista aos Novos Cientistas, sua apresentação será no painel 150 – “Saúde Pública: a ausência dos direitos institucionais na vida das pessoas negras”. “O título de meu trabalho é “Relações Raciais, História e Saúde Pública: Uma Revisão Sistemática – resultados parciais”, onde vou expor as considerações analítico teóricas dos resultados da pesquisa, entre as quais encontram-se elementos como racismo, epistemicídio e colonialidade”, descreveu.

Assim José definiu sua pesquisa na entrevista ao jornalista Antonio Carlos Quinto:  “Minha pesquisa é projeto de iniciação  científica onde parto de uma perspectiva construída a partir do campo de estudos das Relações Raciais na Saúde [cunhado pela Dra. Mônica Mendes Gonçalves], que tem como proposta o uso, compreensão e apreensão da raça e suas categorias de forma crítica no campo da saúde, em confluência aos estudos críticos da raça e da racialidade dentro das ciências humanas e sociais”, descreveu. “Assim, meu estudo busca verificar como as produções sobre a temática racial no campo da saúde se encontram na atualidade, especificamente nos últimos 3 anos.”

Disponível também na plataforma Spotify.