Morre professor McNamara, um dos maiores conhecedores de crustáceos do Brasil

Neozelandês radicado no Brasil há 45 anos, professor John Campbell McNamara não resistiu a um linfoma

 08/12/2023 - Publicado há 6 meses
Por
Professor titular da FFCLRP, John Campbell McNamara (1953-2023) -Foto: Arquivo Pessoal

Na madrugada desta sexta-feira, 8, faleceu o professor John Campbell McNamara, titular do Departamento de Biologia e vice-diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, que declarou luto oficial de três dias. Natural da Nova Zelândia, o professor McNamara chegou ao Brasil em 1977 e está há 34 anos no Departamento de Biologia da FFCLRP. 

Doutor em Oceanografia pela USP (1981) e apaixonado pelas ciências biológicas, o professor dedicou sua vida a pesquisas sobre fisiologia, zoologia e morfologia da fauna marinha, tornando-se um dos maiores estudiosos e conhecedores de crustáceos no País. Detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, o professor possui extensa bibliografia publicada sobre o assunto. 

O professor estava com 70 anos e enfrentava um tratamento oncológico contra um linfoma. A pedido do professor, não haverá velório e o sepultamento, sem cerimonial, ocorrerá exclusivamente com a presença da família.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.