Nesta semana, o professor Bruno Bedo explora o campo da inteligência artificial aplicada ao futebol. Segundo o professor, com os avanços tecnológicos e o crescimento da coleta de dados, a inteligência artificial tem se mostrado uma poderosa ferramenta analítica no esporte. “Recentemente, técnicas de IA têm sido aplicadas ao futebol, impulsionadas pelo aumento na coleta de dados por equipes profissionais, maior capacidade de processamento computacional e avanços no aprendizado de máquina”, ressalta.
O professor afirma ainda que a aplicação da inteligência artificial no futebol apresenta um grande potencial para aprimorar a análise e as decisões estratégicas no esporte. A combinação das áreas de aprendizado estatístico, teoria dos jogos e visão computacional permitem explorar novos horizontes e desafios científicos. Além disso, as técnicas desenvolvidas no contexto do futebol podem ser aplicadas em outros esportes, como os eSports, oferecendo insights valiosos e melhorando o desempenho dos jogadores. O futuro da inteligência artificial no futebol promete uma revolução no esporte e avanços significativos na pesquisa em IA.
A inteligência artificial no futebol, de acordo com Bedo, pode influenciar a tomada de decisões relacionadas a transferências de jogadores, análises pré e pós-jogo, entre outras, assim como permite a análise preditiva e prescritiva do comportamento dos jogadores individuais e das equipes.
Artigo citado: Tuyls K, Omidshafiei S, Muller P, Wang Z, Connor J, Hennes D, Graham I, Spearman W, Waskett T, Steel D, Luc P.
Game Plan: What AI can do for Football, and What Football can do for AI. Journal of Artificial Intelligence Research. 2021
May 6;71:41-88. https://www.jair.org/index.php/jair/article/view/12505/26683
Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Bruno Bedo, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.
.