Newsletter Sonora #16: Conversas sobre música e eleições na Argentina

Grupo Bando de Régia e a Casa Rosada, na Argentina – Fotos: bandoderegia/Instagram e Reprodução/Juanedc via Flickr No dia 20, o programa De Papo Pro

 26/10/2023 - Publicado há 7 meses
Por

Grupo Bando de Régia e a Casa Rosada, na Argentina – Fotos: bandoderegia/Instagram e Reprodução/Juanedc via Flickr

No dia 20, o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP, apresentou duas conversas sobre música. A primeira foi com o grupo Bando de Régia, que até 31 de outubro apresenta, no Theatro Municipal de São Paulo, o projeto Residência Artística Sala de Reboco, uma série de seis concertos didáticos que contam a história do forró e a jornada diaspórica dos nordestinos no Sudeste do Brasil. A outra conversa foi com a cantora Marta Maria, que lançou o seu álbum de estreia, Meio Dia. O álbum traz 14 músicas em diferentes ritmos, da MPB e do rock ao samba e ao pop.

Propostas exageradas e sem explicação afetaram desempenho de Milei, diz professor

Propostas exageradas e sem explicação de Javier Milei – como a dolarização da economia e o corte de gastos em programas sociais – foram responsáveis em boa medida pelos resultados do primeiro turno das eleições presidenciais na Argentina, no dia 22, que deram vitória ao candidato governista Sergio Massa. A afirmação é do professor Rafael Villa, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em entrevista à Rádio USP. Ele destaca ainda que o fato de cerca de 40% da população argentina viver na linha da pobreza prejudicou a campanha de Milei, na medida em que não soube explicar as propostas que provocaram insegurança na população. Massa e Milei vão disputar o segundo turno das eleições, previsto para 19 de novembro.

Biofilme ajuda a combater mau hálito e doenças bucais

Pesquisadores da USP desenvolveram um biofilme que, dissolvido na boca, ajuda a combater o mau hálito e doenças bucais. A iniciativa é da pós-doutoranda Riana Barrozo Heinemann, que atuou na pesquisa com a professora Carmen Trindade, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP. O biofilme libera microrganismos que têm efeito benéfico na saúde bucal – os probióticos –, atuando na prevenção de inflamações na cavidade bucal, cáries e mau hálito. “Ele se dissolve totalmente na boca após alguns segundos, sem a necessidade de água e de mastigação, não causa alergia e não tem nenhuma restrição para intolerantes a lactose, por exemplo. Além disso, pode ser utilizado por públicos de todas as idades”, explica a professora, em entrevista à Rádio USP.

Turismo nos estádios é alternativa de renda para clubes

O turismo nos estádios de futebol é uma boa alternativa para o aumento da renda dos clubes, que através dele pode cobrir os custos de construção e manutenção desses estádios, por exemplo. É o que afirma Milena Manhães Rodrigues, doutoranda em Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Ela explica que a relação entre turismo e esportes se dá de três diferentes formas: o turismo de prática esportiva, em que o turista viaja para realizar seu esporte preferido, o turismo de eventos esportivos, em que o indivíduo viaja para assistir a um evento esportivo, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, e o turismo de nostalgia, que inclui visitas a estádios, arenas ou museus esportivos motivados pela procura de conhecimentos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.