.
Em comemoração a seus 90 anos de fundação, que serão celebrados em 2024, a USP está lançando um logotipo comemorativo alusivo à data. A nova marca, elaborada pela Superintendência de Comunicação Social (SCS) em parceria com a Comissão Executiva para as Comemorações dos 90 anos, permitirá a toda comunidade assinalar graficamente essa efeméride em documentos e materiais visuais.
O novo símbolo representa a história e tradição da Universidade como uma instituição forte, preocupada com marcas institucionais. Segundo a servidora da SCS responsável pela criação do logo, Thais Helena dos Santos, o trabalho da equipe de arte da Superintendência, composta pelos funcionários George Campos e Moisés Dorado, buscou “exercer uma função, que é a de marcar visualmente as nove décadas celebradas e criar um sentimento de pertencimento à comunidade universitária”.
Segundo Thaís, a concepção foi baseada em um padrão de design adotado desde as comemorações dos 75 anos da USP. “Ao ser compartilhado com o público externo, o logo relembra que a Universidade é mantida pela sociedade paulista há quase um século”, afirma.
Os arquivos e as orientações para utilização do logo podem ser acessados no site do manual de identidade visual da USP. É possível baixar o material em diferentes formatos, como imagem, transparência ou vetor.