USP e Prefeitura de Ibitinga lançam publicação voltada para a área de turismo

A “Coleção Todos pelo Turismo” é resultado da parceria firmada entre o programa USP Municípios e a Prefeitura de Ibitinga

14/06/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 29/06/2021 as 10:41

“Vamos pensar sobre o turismo em Ibitinga?” e “Vamos pensar na retomada do turismo?” são as duas perguntas que servem de linha mestra para duas publicações desenvolvidas pela USP, por meio do programa USP Municípios, em parceria com a Prefeitura de Ibitinga. O lançamento da Coleção Todos pelo Turismo foi promovido no dia 14 de junho, em uma cerimônia realizada na sede da Prefeitura e transmitida on-line.

O trabalho é resultado do termo de cooperação técnica firmado entre a USP e a Prefeitura em setembro de 2019. Com cerca de 70 mil habitantes, a cidade tem na indústria sua principal atividade econômica e é conhecida como a “capital nacional do bordado”.

O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes é o coordenador geral do programa USP Municípios – Foto: Reprodução

O USP Municípios tem como objetivo criar ambientes de inovação e pôr em prática projetos e ações que promovam o desenvolvimento de municípios e suas regiões, com a formação estratégica de qualificação profissional para os jovens e o fortalecimento das economias criativas. O programa prevê o desenvolvimento de ações em seis áreas principais: geração de emprego e renda; atividades voltadas à educação e ao esporte; capacitação de gestores municipais; formação do cidadão; gestão de indicadores; e criação de ambientes de inovação.

“Queremos que a população de Ibitinga tenha renda, tenha emprego, e essa é uma das perspectivas do USP Municípios. O turismo é uma área transversal e, por isso, contamos com a participação de todos, principalmente dos alunos, que são essenciais nesse processo. A proposta é a criação de um financiamento de um ecossistema empreendedor para o turismo. Os municípios do entorno serão beneficiados se tivermos um ecossistema forte, que envolva todas as áreas”, ressaltou o vice-reitor da USP e coordenador geral do Programa USP Municípios, Antonio Carlos Hernandes.

A prefeita de Ibitinga, Cristina Arantes, ressaltou que “ter a USP ao nosso lado é motivo de grande honra, orgulho e satisfação. Em nosso governo, sempre buscamos zelar pela participação social. Esse projeto é de suma importância para a área de educação e é um sonho antigo implementar a educação para o turismo na nossa rede municipal de ensino”.

A prefeita Cristina Arantes destacou o caráter educativo da publicação e comemorou a parceria com a USP – Foto: Reprodução

Potencial turístico

A Coleção “Todos pelo Turismo” foi desenvolvida por estudantes e professores do curso de Turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA), que fizeram uma “expedição” à cidade para reconhecer pontos com potencial turístico e fazer um levantamento dos recursos naturais e culturais de Ibitinga, sob a coordenação da professora da ECA, Débora Cordeiro Braga. Essa ação faz parte do Projeto USP Municípios Turismo.

O primeiro volume tem como objetivo convidar a população da cidade a refletir sobre o turismo de maneira simples e lúdica, promovendo um debate sobre o assunto. O exemplar também será utilizado em projeto interdisciplinar de Educação para o Turismo, direcionado aos alunos do quinto ano da rede pública municipal de ensino.

Primeiro volume “Vamos pensar sobre o turismo em Ibitinga?” – Para ver o PDF, clique aqui

“A interação do turismo com a educação é essencial para ampliar os conhecimentos dos alunos para além da principal renda que é o bordado, uma característica forte da cidade que a faz ser reconhecida nacionalmente. Teremos um projeto de turismo, usando a interdisciplinaridade. O objetivo é desenvolver conscientização turística, sensibilizar as famílias e a comunidade, essencial para a formação da cidadania”, avaliou a secretária de Educação de Ibitinga, Claudenice Xavier.

Já o segundo volume está direcionado a empreendedores e trabalhadores do setor de turismo, com o propósito de auxiliá-los a pensar sobre alternativas e iniciativas para superar os problemas enfrentados em razão da pandemia da covid-19. A publicação contém exemplos, dicas e referências para ajudá-los nesse processo.

Segundo volume “Vamos pensar na retomada do turismo?” – Para ver o PDF, clique aqui

Para o secretário Municipal de Turismo, Comércio e Indústria, Eduardo Seino, “a educação para o turismo é um dos pilares e tema central presente nos planos diretores de turismo. Essa coleção é um projeto que olha para o futuro. Seu significado é vislumbrarmos sobre a vitalidade de uma comunidade acerca do turismo, o turismo como uma das forças motrizes da cidade, nossa preocupação com a realidade que estamos vivendo, as dificuldades que nosso empresariado está vivendo. Os dois volumes se conectam e abrem muitas possibilidades de extensão”.

A coleção deverá contar com mais volumes, que serão semestrais, com informações qualificadas para outros atores sociais envolvidos na área de turismo.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito de Ibitinga, Frauzo Ruiz Sanches; o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Valdecir Silva; o coordenador executivo do programa USP Municípios, Marcelo Chueiri; a diretora do Instituto de Relações Internacionais da USP e coordenadora adjunta do programa, Janina Onuki; além de autoridades das cidades da região, que assistiram ao evento on-line.