USP é homenageada em sessão solene do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

O reitor, dirigentes e pesquisadores da USP foram homenageados pela participação na concepção e pesquisa do livro “A História do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”

 20/09/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 18/10/2024 às 13:27
Por
Homem branco, grisalho, fala ao microfone diante de uma plateia
A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e outros dirigentes e professores da USP foram homenageados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) pela participação na concepção, pesquisa e edição do livro A História do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo — Primeiro Centenário.

A homenagem foi entregue na sessão solene do TCESP realizada nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, e integra as comemorações do Centenário do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

“A USP ficou muito feliz por participar dessa iniciativa. Essa é uma colaboração não apenas com o Tribunal, mas é uma oportunidade para a sociedade paulista conhecer essa corte, seus princípios, sua história, os motivos para que tenhamos um Tribunal de Contas. É com estruturas desse tipo que garantimos a manutenção da democracia, do Estado de direito”, afirmou o reitor.

+ Mais

Grupo de homens e mulheres sorriem diante da fachada de um prédio

Servidores da Universidade participam de capacitações sobre a nova lei de licitações e contratos

Carlotti também chamou a atenção para a importância do TCESP no papel de orientar, esclarecer dúvidas e estabelecer procedimentos para evitar erros nas prestações de contas, especialmente em relação à nova Lei de Licitação.

Para o presidente do TCESP, conselheiro Renato Martins Costa, “não somos só um órgão de fiscalização, somos um órgão de orientação e cuidado, de parceria. Quando vislumbramos a importância de ter um livro histórico, imediatamente pensamos na USP para apresentar o projeto e verificar a possibilidade de um alinhamento institucional para a sua concepção. São Paulo tem três das maiores universidades do Brasil, o que é um orgulho para todos nós”.

Homenagens

Representando a Universidade, o reitor recebeu o Colar do Centenário, ao lado de outros três homenageados: o diretor vice-presidente de Compliance e Institucional da Multiplan, Vander Aloisio Giordano; a secretária da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton; e o procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Thiago Pinheiro Lima.

[A partir da esquerda] Carlos Gilberto Carlotti Junior, Vander Aloisio Giordano, conselheiro Renato Martins Costa, Marília Marton e Thiago Pinheiro Lima – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Em seguida, o presidente do TCESP realizou a entrega da Medalha Washington Luís, outorgada a personalidades que atuaram diretamente na realização do livro histórico do Centenário: o diretor-presidente da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), Sérgio Miceli Pessôa de Barros; o procurador-geral da USP, Marcelo José Magalhães Bonizzi; o professor da Faculdade de Direito (FD), José Reinaldo de Lima Lopes; a professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Íris Kantor; o pesquisador Ariel Engel Pesso; e o coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Thiago Lima Nicodemo.

Participaram da solenidade a procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Letícia Formoso Delsin Feres; o secretário diretor-geral, Germano Fraga Lima; o diretor da Faculdade de Direito da USP, Celso Fernandes Campilongo; o superintendente de Comunicação Social, Eugênio Bucci; e o superintendente jurídico, Fernando Facury Scaff.

[A partir da esquerda] Íris Kantor, Marcelo Bonizzi, conselheiro Renato Martins Costa, Thiago Lima Nicodemo e Ariel Engel Pesso – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Primeiro Centenário

Após a solenidade de entrega das homenagens, aconteceu o lançamento oficial do livro A História do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Primeiro Centenário, editado pela Edusp.

Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, a obra faz um verdadeiro retrospecto histórico dos 100 anos do TCESP, bem como da história paulista e do Brasil. Para sua realização, uma equipe multidisciplinar foi criada e, ao longo de meses, traduziu e compilou histórias, fatos e fotos para um livro único.

É traçado todo o panorama histórico e a evolução da Corte de Contas paulista, desde o início das atividades do órgão no ano de 1924, passando pelo seu fechamento em 1930 e reabertura em 1947, até sua consolidação como órgão de controle externo referendado pela Constituição de 1988.

Memorial do TCESP

Encerrando a sessão, todos foram convidados a participar da inauguração do Memorial do TCESP, localizado no piso térreo do Prédio Sede. Lá está representada a história do Tribunal por meio de objetos icônicos que fizeram parte do seu cotidiano e de uma linha do tempo formada por painéis interativos, com informações sobre servidores e autoridades importantes da casa.

O Memorial também conta com um espaço dinâmico para recepções, exposições e demais atividades pedagógicas e culturais, além de servir como local de convivência para os servidores e visitantes.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.