Reitor recebe novo embaixador da França no Brasil para discutir futuras parcerias

Emmanuel Lenain estava acompanhado do cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil, e do adido para Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, Patrice Pauc

07/12/2023 - Publicado há 5 meses     Atualizado: 11/12/2023 as 11:06
O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior (à esquerda) e o embaixador Emmanuel Lenain – Foto Marcos Santos/USP Imagens

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior recebeu, no dia 6 de dezembro, o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, no prédio da Reitoria em São Paulo. O embaixador, que assumiu o cargo há dois meses, estava acompanhado do cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil, e do adido para Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, Patrice Pauc.

Na ocasião, o reitor citou iniciativas que estão sendo desenvolvidas pela USP em parceria com a França, como a criação do Institut Pasteur de São Paulo, que está funcionando na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira. O contrato social para a criação do instituto foi assinado em março deste ano, em Paris. Esta é a primeira unidade do centro de pesquisa francês no Brasil.

Outro tema abordado por Carlotti foi o acordo firmado, em outubro, com o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês), principal instituição pública de pesquisa da França, para a criação de um Centro Internacional de Pesquisa, com sede na USP, em 2024.

O embaixador, por sua vez, falou que está prevista, para março do próximo ano, uma visita do presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil, e citou a possibilidade de que acordos possam ser assinados entre a Universidade e o Governo francês para estudos a respeito da biodiversidade da Amazônia, mudanças climáticas, entre outros temas.