Ranking saudita classifica USP entre as melhores em oito áreas

Divulgada pelo Center for World University Rankings (CWUR), a listagem classificou universidades em 227 áreas

 03/04/2017 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 17/05/2017 às 15:16
Por

Foi divulgado hoje, dia 3 de abril, o CWUR Rankings by Subject que classificou a USP entre as melhores universidades do mundo em 8 áreas de concentração. Os destaques são as áreas de Odontologia (1º lugar), Zoologia (1º), Ciência e Tecnologia de Alimentos (6º), Psicologia (6º), Entomologia (9º), Medicina Tropical (9º), Matemática (10º) e Medicina (10º).

Classificada entre as 10 melhores universidades em 8 áreas de concentração, a USP é a 70ª instituição do mundo a ter mais cursos no Top-10.

Essa é a primeira vez que o Center for World University Rankings – instituição da Arábia Saudita – classifica as universidades em áreas de concentração. A avaliação levou em conta o número de artigos científicos publicados em revistas, utilizando a base de dados da Clarivate Analytics.

O CWUR também divulga, desde 2012, o World University Ranking, que classifica as 1.000 melhores universidades do mundo de acordo com oito indicadores de qualidade: quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais importantes, de acordo com o tamanho da instituição; número de formandos que atualmente ocupam cargos de dirigentes nas melhores empresas do mundo; qualidade dos professores, a partir do número de prêmios e medalhas de relevância; número de publicações em periódicos renomados; número de publicações em periódicos de grande influência; número de citações em pesquisas; índice que mede o impacto geral da instituição; e número de patentes internacionais solicitadas pela universidade. Em 2016, a USP ficou em 138º lugar, sendo a universidade da América Latina que obteve a melhor classificação.

(Foto: Cecília Bastos)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.