Pirassununga inaugura espaços voltados à sustentabilidade

Foram inaugurados a Estação de Tratamento de Água, o sistema de bicicletas compartilhadas e a ciclovia

03/05/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 17/05/2017 as 18:05
Estação de tratamento de água_ Foto Marcos Santos 9
A nova Estação de Tratamento de Água está planejada para tratar cerca de 3,5 milhões de litros de água por dia

Uma cerimônia realizada no anfiteatro do prédio central da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), no dia 2 de maio, marcou uma série de inaugurações no campus USP “Fernando Costa”, localizado na cidade de Pirassununga.

Foram inaugurados a Estação de Tratamento de Água, o sistema de bicicletas compartilhadas, a ciclovia e as instalações do Laboratório de Eficiência Energética e Simulação de Processos da FZEA.

O prefeito do Campus, Flávio Vieira Meirelles, deu início ao evento destacando o crescimento populacional da Unidade nos últimos anos. Segundo ele, o campus foi criado em 1989 e, naquela época, abrigava cerca de 160 alunos. Atualmente, o público estimado de usuários é de cerca de 3.400 pessoas, entre estudantes, professores e funcionários técnicos e administrativos.

Meirelles apresentou detalhes sobre a nova Estação de Tratamento de Água, planejada para tratar cerca de 3,5 milhões de litros de água por dia, que são captados nas três nascentes existentes na área. “Com a implementação da Estação e a edificação de outros conjuntos de caixas d´água, o campus passa a ter infraestrutura de qualidade que permitirá a continuação da expansão de seus serviços”, explicou.

A Estação recebeu o nome de “Professor Antonio Sanchez de Oliveira”, em homenagem ao ex-docente da FZEA, falecido em 2008.

Bicicletario Campus Fernando Costa_ Foto Marcos Santos6
As 30 bicicletas disponíveis para a comunidade interna do campus foram adquiridas com verba da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA)

Mobilidade no campus

O maior campus da USP em extensão, com 2,4 mil hectares de área, também ganhou um novo sistema de bicicletas compartilhadas, paraciclos e uma ciclovia, com 1.800 metros de extensão. As 30 bicicletas disponíveis para a comunidade interna, instaladas ao lado da portaria do campus, foram adquiridas com verba da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da Universidade.

A ciclovia foi construída com asfalto doado pela Concessionária Arteris/Intervias. Além disso, o espaço conta com 60 postes de iluminação com tecnologia LED, com captação de luz solar, que foram cedidos pela Prefeitura do Campus da Capital.

“Este é um projeto-piloto, que deverá ser expandido para outros campi da Universidade. Em Pirassununga há uma característica muito especial, que é o fato de a ciclovia estar associada às trilhas ecológicas [que interligam as reservas localizadas no campus] e as pessoas podem se beneficiar disso de uma forma mais ampla. A utilização das bicicletas traz benefícios não apenas para a Universidade e para o meio ambiente. Hoje, a pauta do meio ambiente é muito ligada ao tema saúde e aos benefícios que a pessoa pode ter individualmente”, considerou a superintendente da SGA, Patrícia Faga Iglecias Lemos.

LEESP_ Lab. de Eficiência Energética e simulação de Processos_ Foto Marcos Santos 15
No Laboratório de Eficiência Energética e Simulação de Processos, está prevista a construção de uma usina solar, com a instalação de uma torre central no campus

Eficiência energética

Outra inauguração importante no campus foi a do Laboratório de Eficiência Energética e Simulação de Processos da FZEA.

O Laboratório, que está em fase inicial de implantação, conta com equipamentos de alto desempenho que permitirão estudos sobre eficiência energética aplicada a processos agroindustriais; desenvolvimento e aplicação de tecnologias voltadas a mecanismos de desenvolvimento limpo; e estudos de aproveitamento de fontes renováveis de energia, entre outros.

O objetivo principal do projeto, financiado pelo BNDES e coordenado pelo professor Celso Eduardo Lins de Oliveira, é o desenvolvimento de tecnologia nacional de geração hibridizada de energia elétrica e térmica em alta temperatura, por meio da radiação solar de concentração.

O diretor da FZEA, Paulo José do Amaral Sobral, explicou que está prevista a construção de uma usina solar, com a instalação de uma torre central no campus, que, em uma primeira fase,  gerará energia para abastecer o abatedouro-escola da Faculdade.

“Foram inaugurados serviços essenciais para a vida no campus e com reflexos positivos na comunidade externa. A ciclovia poderá mudar os hábitos de mobilidade da comunidade acadêmica e do entorno. E a implantação de uma nova tecnologia representa um exemplo importante de transferência do conhecimento, uma das principais missões da Universidade. Temos de derrubar os muros para que a USP se integre cada vez mais com a sociedade”, ressaltou o reitor Marco Antonio Zago, ao final da cerimônia.

(Fotos: Marcos Santos / USP Imagens)