USP inaugura centro de pesquisa especializado em nutrição de cães e gatos 

O Cepen Pet, ligado à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, está instalado no campus de Pirassununga

 25/08/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 28/08/2017 as 10:06
Por
O novo centro de Pesquisa da USP está instalado no campus “Fernando Costa”, em Pirassununga (Foto: Marcos Santos)

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) inaugurou, no dia 24 de agosto, o Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos (Cepen Pet). O centro, localizado no campus “Fernando Costa”, em Pirassununga, conta com a parceria da empresa brasileira da área de nutrição para animais de estimação Premier Pet.

Com investimento total de R$ 3 milhões, resultado de um convênio técnico-científico firmado entre a USP e a Premier, o Cepen Pet tem 1.200 metros quadrados de área construída e infraestrutura. Conta com auditório, sala de aula para 100 alunos, sala de reuniões, canil com boxes individuais e gatil com áreas interna e externa para abrigar entre vinte e cinquenta animais, laboratório equipado para análises clínicas, sala de matérias-primas, ambulatório, sala de banho e tosa, dormitórios para estudantes e escritório administrativo.

Na cerimônia de inauguração, o reitor Marco Antonio Zago saudou a cooperação da Universidade com a iniciativa privada para a produção e a transferência do conhecimento. “Temos de nos relacionar cada vez mais com a sociedade e o setor produtivo. Esse é o nosso futuro”, afirmou o reitor. “As empresas nacionais que querem ser competitivas terão que desenvolver a tecnologia no Brasil e isso deve ser feito com as universidades e os institutos de pesquisa”, considerou.

(Da esq,p/dir) O diretor da FMVZ, José Antonio Visintin; o reitor Marco Antonio Zago; o professor Márcio Antonio Brunetto; o presidente da Premier, Flávio Maluf; o chefe do Departamento de Nutrição e Produção Animal, Marcos Veiga dos Santos; e o prefeito do campus de Pirassununga, Flávio Vieira Meirelles, após o descerramento das placas de inauguração (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

O presidente da Premier Pet, Flávio Maluf, ressaltou que “este é o centro mais moderno do Brasil e representa a parceria e o compromisso em prol da qualidade de vida dos animais de estimação”. Maluf afirmou que o Brasil tem a segunda maior população de pets [animais de estimação, em inglês] do mundo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o país tem população estimada em 22 milhões de gatos e 52 milhões de cachorros.

A importância do mercado pet no agronegócio brasileiro foi o ponto destacado pelo diretor da FMVZ, José Antonio Visintin, que definiu o novo espaço como um “megacentro de pesquisa, treinamento e reciclagem”. “O Cepen Pet oferece todas as condições necessárias ao desenvolvimento de pesquisas de ponta, desenvolvimento e utilização de novas tecnologias, bem como a formação de especialistas na área de nutrologia de cães e gatos”, disse.

O coordenador do Centro e professor do Departamento de Nutrição e Produção Animal da Faculdade, Márcio Antonio Brunetto, contou que a parceria com a Premier teve início há seis anos e que, nesse período, foram desenvolvidos inúmeros projetos de pesquisa, entre dissertações de Mestrado, teses de Doutorado e trabalhos de iniciação científica. “A infraestrutura permitirá que projetos possam ser desenvolvidos entre diferentes Departamentos e instituições”, comemorou Brunetto – que, em seguida, foi homenageado pela empresa.

A apresentação do violonista e aluno do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Jhony de Souza Pinto, marcou o encerramento da cerimônia. O estudante executou peças de Dilermando Reis, Pixinguinha e Villa-Lobos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.