No dia 15 de março, a USP, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e o Museu da Imigração promoveram o seminário “O pioneirismo brasileiro em contextos regionais”, no Museu de Imigração, em São Paulo.
A abertura do seminário contou com a participação do vice-reitor Vahan Agopyan; do ex-reitor e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Jacques Marcovitch; do diretor da FEA, Adalberto Fischmann; do secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini; do secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo; e da diretora do Museu de Imigração, Marília Bonas.
O evento também marcou o lançamento do livro “O Brasil Reencontra os Pioneiros: Textos e Contextos Regionais”, que integra o projeto “Pioneiros & Empreendedores – A Saga do Desenvolvimento no Brasil”. Coordenado por Jacques Marcovitch e pela professora do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Maria Cristina de Oliveira Bruno, o livro reúne ensaios de especialistas sobre a regionalidade do empreendedorismo em alguns estados brasileiros.
Os pesquisadores Gleudson Passos, Alfredo MR Lopes e George Cabral de Souza, autores de artigos que compõem o livro, discorreram sobre o empreendedorismo no Ceará, em Pernambuco e no Amazonas. Na segunda parte do seminário, Maria Cristina de Oliveira Bruno e Marina Toledo falaram sobre o projeto “Pioneiros & Empreendedores”, e a diretora do Museu da Imigração, Marília Bonas, abordou o tema do empreendedorismo e os imigrantes.
(Foto: Ernani Coimbra)