Livro sobre o pioneirismo brasileiro é lançado em seminário

No dia 15 de março, a USP, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e o Museu da Imigração promoveram o seminário “O pioneirismo brasileiro em contextos regionais”, no Museu de Imigração, em São Paulo.

 17/03/2016 - Publicado há 8 anos
Por

No dia 15 de março, a USP, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e o Museu da Imigração promoveram o seminário “O pioneirismo brasileiro em contextos regionais”, no Museu de Imigração, em São Paulo.

994X6026
A abertura do seminário contou com a participação do vice-reitor Vahan Agopyan; do ex-reitor Jacques Marcovitch; do diretor da FEA,  Adalberto Fischman; do secretário da Educação, José Renato Nalini; e de outras autoridades

A abertura do seminário contou com a participação do vice-reitor Vahan Agopyan; do ex-reitor e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Jacques Marcovitch; do diretor da FEA, Adalberto Fischmann; do secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini; do secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo; e da diretora do Museu de Imigração, Marília Bonas.

O evento também marcou o lançamento do livro “O Brasil Reencontra os Pioneiros: Textos e Contextos Regionais”, que integra o projeto “Pioneiros & Empreendedores – A Saga do Desenvolvimento no Brasil”. Coordenado por Jacques Marcovitch e pela professora do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Maria Cristina de Oliveira Bruno, o livro reúne ensaios de especialistas sobre a regionalidade do empreendedorismo em alguns estados brasileiros.

Os pesquisadores Gleudson Passos, Alfredo MR Lopes e George Cabral de Souza, autores de artigos que compõem o livro, discorreram sobre o empreendedorismo no Ceará, em Pernambuco e no Amazonas. Na segunda parte do seminário, Maria Cristina de Oliveira Bruno e Marina Toledo falaram sobre o projeto “Pioneiros & Empreendedores”, e a diretora do Museu da Imigração, Marília Bonas, abordou o tema do empreendedorismo e os imigrantes.

(Foto: Ernani Coimbra)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.