Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia ganha Prêmio de melhor Semana de Recepção aos Calouros 2009

Faculdade de Direito de Ribeirão Preto e Instituto de Psicologia foram indicados com Menção Honrosa

24/09/2009 - Publicado há 15 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 15:18

(da esq. para dir.) A pró-reitora de graduação da USP, Selma Garrido Pimenta; o aluno Bruno Gonzales e o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, José Antonio Visintin, durante cerimônia de entrega do Prêmio

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) foi a vencedora do XI Prêmio “Semana de Recepção aos Calouros 2009”, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação, cuja cerimônia de entrega aconteceu na última quinta-feira, dia 17 de setembro, na Sala do Conselho Universitário. A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) e o Instituto de Psicologia (IP) foram indicados com menção honrosa.

Em 2008, a FMVZ já havia se destacado nesta Semana sendo contemplada com uma das menções honrosas. Neste ano, a comissão organizadora do Centro Acadêmico Moacyr Rossi Nilsson (CAMRN) da FMVZ credita o recebimento do Prêmio às atividades realizadas, principalmente as de caráter social, como campanha do agasalho, arrecadação de alimentos não-perecíveis e cadastro no banco de doadores de medula óssea.

Na premiação, a FMVZ e o CAMRN receberam um diploma, cada um, e a Unidade abrigará a escultura da artista plástica Carmela Gross, até o próximo ano. Além disso, o Centro Acadêmico ganhou um computador e uma impressora.

Este prêmio é concedido desde 1999 à Unidade de Ensino e Pesquisa e ao respectivo Centro Acadêmico espalhados pelos sete campi da USP, que organizaram, em conjunto, a melhor programação da Semana de Recepção aos Calouros, existente na USP desde 1998. Durante essa semana, as aulas regulares são substituídas por atividades de integração entre os alunos veteranos e os calouros, com seleção dos premiados feita por um grupo de trabalho do Programa Pró-Calouro, ligado à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade.

Ao agradecer o Prêmio, o diretor da FMVZ, José Antonio Visintin, destacou o trabalho de conscientização feito com os alunos. “Esta premiação é um estímulo enorme aos alunos, eles ganharam a menção honrosa no ano passado e me disseram que, neste ano, queriam o prêmio principal”, revela Visintin.

O diretor da FDRP, Ignácio Maria Poveda Velasco, também agradeceu a menção honrosa e destacou que a Semana representa uma mudança de mentalidade dos alunos. Entre as atividades desenvolvidas na FDRP, foi realizado o “trote didático”, com interação entre alunos veteranos e calouros, professores e funcionários, além de ações com foco social. A diretora do Instituto de Psicologia, Emma Otta, citou uma das atividades feitas, a ‘apagação’, na qual os calouros apagaram as coisas escritas nos livros da biblioteca do IP no ano anterior, como exemplo da descontração e integração ocorrida entre os alunos.

Para finalizar, a pró-reitora de graduação, Selma Garrido Pimenta, fez um breve histórico sobre a Semana de Recepção aos Calouros e a criação do Prêmio, ressaltando a importância da integração pacífica e saudável entre veteranos e calouros.

(Foto: Ernani Coimbra)