O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, concedeu, no dia 15 de outubro, uma entrevista para a TV Alesp, ligada à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para falar sobre a posição da USP nas edições mais recentes dos rankings internacionais de universidades.
A USP foi a universidade latino-americana mais bem colocada no THE World University Ranking, divulgado, no dia 8, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). Na 199ª posição, a USP voltou a figurar entre as 200 melhores universidades do mundo, posição que não alcançava desde 2013. As primeiras colocações ficaram com a Universidade de Oxford, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e a Universidade Harvard.
“As melhores universidades do mundo são analisadas por essas consultorias e sabermos que a USP está em situação de destaque nesses rankings mostra a qualidade do nosso trabalho, da nossa pesquisa, da formação de recursos humanos, da empregabilidade e a reputação da Universidade entre seus pares internacionais. Isso nos abre portas para convênios internacionais e a comunidade interna fica contente, pois seu trabalho está sendo reconhecido. É bom para a população saber que tem uma universidade entre as melhores do mundo”, disse Carlotti.
Assista, a seguir, à íntegra da entrevista.