Novos diretores da Faculdade de Direito tomam posse no dia 21/2

A cerimônia de posse do diretor Celso Fernandes Campilongo e da vice-diretora Ana Elisa Bechara será realizada de forma híbrida, com público restrito e transmissão pela internet

15/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 17/02/2022 as 20:29
O diretor Celso Fernandes Campilongo e a vice-diretora Ana Elisa Liberatore Silva Bechara – Foto: Divulgação

O novo diretor da Faculdade de Direito (FD), Celso Fernandes Campilongo, e a vice-diretora, Ana Elisa Liberatore Silva Bechara, tomam posse na próxima segunda-feira, dia 21 de fevereiro, às 18h.

Por causa das restrições impostas pela pandemia da covid-19, a cerimônia será realizada no Salão Nobre da Faculdade, com público restrito, e também transmitida pelo Canal da FD no YouTube.

A nova diretoria, que comandará a FD no quadriênio 2022-2026, terá, entre outros desafios, a missão de preparar a faculdade para as comemorações de seu bicentenário, com projetos que mantenham a excelência na qualidade do ensino jurídico, preparando os alunos e a sociedade para as demandas do futuro e preservando o patrimônio histórico e educacional da instituição.

Celso Fernandes Campilongo é professor titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito e tem como principais áreas de atuação Teoria da Democracia e da Constituição, Teoria dos Sistemas, Direito da Concorrência, Teoria do Estado, Filosofia e Sociologia.

A vice-diretora Ana Elisa Liberatore Silva Bechara é docente do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia e tem como principais linhas de ação Teoria do Bem Jurídico-Penal, Hermenêutica Penal, Corrupção e Criminalidade Econômica, Política Criminal e Questões de gênero, Violência de Gênero e Violência Sexual.

As Arcadas

A Academia de Direito de São Paulo foi criada, juntamente com a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, por um decreto imperial assinado por d. Pedro I no dia 11 de agosto de 1827, sendo considerada uma das mais antigas instituições de ensino superior no Brasil. Em 2017, a Faculdade de Direito comemorou 190 anos de sua criação.

Além de ter sido uma das unidades formadoras da USP, em 1934, a FD sediou a Reitoria em seus primeiros anos e um de seus docentes, o professor catedrático de Direito Romano, Reynaldo Porchat, foi o primeiro reitor da Universidade.

Desde a sua origem, a faculdade tinha a missão de formar governantes e administradores públicos capazes de estruturar e conduzir o país recém-emancipado. Pela FD, passaram nove presidentes da República, além de vários governadores, prefeitos e outras figuras destacadas nos quadros judiciários e legislativos do País.