Instituto de Química de São Carlos completa três décadas com foco no futuro

A cerimônia de comemoração pelos 30 anos do IQSC aconteceu no dia 27 de maio e contou com a presença de dirigentes da Universidade e autoridades municipais

28/05/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 03/06/2024 as 15:36
A solenidade de comemoração pelos 30 do Instituto de Química de São Carlos foi realizada no dia 27 de maio – Foto: Sandra Zambon/IQSC

Na manhã desta segunda-feira, dia 27 de maio, uma solenidade que contou com a presença de dirigentes da USP e representantes do município de São Carlos marcou a comemoração dos 30 anos do Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

O diretor do IQSC, Hamilton Varela, falou sobre a história do Instituto desde sua origem, ainda na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). “Nós temos uma cultura institucional a ser desenvolvida, uma tradição a ser preservada e uma evolução a ser vivida. Aqui as atividades de construção, destruição e reconstrução em diferentes níveis são contínuas. O diretor tem o papel de zelar pelo bom funcionamento e liderar a construção de uma visão de futuro para a instituição. Nesse sentido, me sinto muito lisonjeado em me juntar a outros diretores e estar à frente do IQSC na celebração desses 30 anos”, afirmou o diretor.

Varela também mencionou três avanços recentes que mudaram a gestão do IQSC: a realização de concursos de professor titular pela congregação da Unidade e não pelos Departamentos; a criação de uma Comissão de Distribuição Didática; e a criação de uma Comissão de Infraestrutura em Pesquisa.

De acordo com o diretor, entre os desafios que o Instituto deve enfrentar nos próximos anos estão a reforma da Biblioteca e a construção do prédio IQ3. “Olhando para o futuro do IQSC, o que deve impactar nosso Instituto nos próximos anos – o desenvolvimento da chamada Química 4.0, os conceitos de inteligência artificial, big data, aprendizado de máquinas –, tudo isso está sendo trazido para o dia a dia dos alunos, acompanhando o desenvolvimento recente, antecipando as profissões que virão. Isso é um papel muito importante que estamos implementando no nosso IQSC”, afirmou Varela.

Durante a cerimônia foram homenageadas algumas personalidades que contribuíram para a história do Instituto: os professores Antonio Aprigio da Silva Curvelo, Artur de Jesus Motheo, Edson Antonio Ticianelli, Elisabete Frollini, Emanuel Carrilho, Fernando Mauro Lanças e Germano Tremiliosi Filho; e o servidor aposentado Antonio Augusto Fragale Baio, que continua atuando como voluntário no IQSC.

[A partir da esquerda] Carlos Gilberto Carlotti Junior, José Galizia Tundisi, Marquinho Amaral, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Carlos Alberto Montanari e Hamilton Varela – Foto: Sandra Zambon/IQSC

Inovação

Em seu discurso, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior ressaltou as três grandes diretrizes de sua gestão – desenvolvimento sustentável; inovação; e inclusão social e permanência – e como as Unidades de São Carlos contribuem com pesquisas nessas áreas. “Precisamos ter o apoio da sociedade e fazer com que ela entenda a importância da Universidade em nossa vida diária, não apenas na formação de pessoas. É um trabalho diário e espero que o IQSC continue a abrir portas para a USP”, afirmou o reitor.

Carlotti também listou outras áreas de pesquisa em que o IQSC poderia contribuir, como a Química 4.0, o desenvolvimento de medicamentos, a produção de insumos para a agricultura e a transição energética. “O Brasil tem a oportunidade de ser um grande player internacional na área de transição energética. Se soubermos investir na transição energética, temos condições de modificar o País, de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros”, disse.

Também prestigiaram a cerimônia a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; o secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos, José Galizia Tundisi, representando o prefeito Airton Garcia Ferreira; o vereador Marquinho Amaral, presidente da Câmara Municipal de São Carlos; além de docentes, pesquisadores e servidores do Instituto.

30 anos de IQSC

Criado em 19 de maio de 1994, o Instituto de Química de São Carlos surgiu a partir do desmembramento do antigo Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC), que, por sua vez, teve sua origem a partir do Departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), criada em 1953. Teve como primeiro diretor o professor Ernesto Rafael González.

Constituído por dois Departamentos – o Departamento Físico-Química e o Departamento de Física e Química Molecular –, o IQSC conta, atualmente, com 56 docentes, 112 servidores técnicos e administrativos, 307 alunos de graduação, 243 alunos de pós-graduação e 62 pós-doutorados ativos.

Seu curso de graduação tem recebido 5 estrelas nas avaliações anuais do Guia do Estudante da Editora Abril e seu programa de pós-graduação mantém-se com a nota máxima na Avaliação Capes. Em três décadas de existência, o Instituto já formou mais de 1.300 bacharéis em química, 1.200 mestres e 1.000 doutores.

“Esses números mostram o quão intensivas são nossas atividades de pesquisa e de ensino. Nosso crescimento, em tamanho, pode ser considerado modesto, comparado ao de outras unidades, mas eu prefiro dizer que não somos pequenos, somos densos”, brincou o diretor.

A seguir, confira a íntegra da cerimônia de comemoração pelos 30 anos do Instituto de Química de São Carlos: