Referência no ensino da saúde, Hospital Universitário completa 41 anos

16/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 19/08/2022 as 17:40
A cerimônia de comemoração pelos 41 anos do HU aconteceu no Anfiteatro do Hospital, no dia 15 de agosto – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Uma cerimônia realizada nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, celebrou os 41 anos da criação do Hospital Universitário (HU). A solenidade foi prestigiada por dirigentes da Universidade, pesquisadores, residentes e funcionários do Hospital.

“O HU tem uma função social importante para a formação de quadros profissionais. Somos o hospital que realmente implantou o conceito de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, mantendo uma inter-relação acadêmica com outras unidades da USP. Essa inter-relação é fundamental para perpetuar a ideia de um hospital vinculado não só ao ensino e à pesquisa, mas principalmente à atenção à vida e ao atendimento humanizado”, afirmou o superintendente do HU, José Pinhata Otoch.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior lembrou que “poucas universidades do País podem oferecer um ambiente de ensino e as oportunidades que nós oferecemos aos alunos de todos os cursos da área da saúde. Nossos alunos têm uma formação diferenciada e é uma responsabilidade da Universidade liderar a qualidade do ensino da saúde no Brasil, para que possamos ter profissionais qualificados e de excelência para servir à população”.

Em relação ao projeto de reestruturação do Hospital, o reitor assegurou que “a contratação de pessoal e a definição de um plano de investimento são ações que mostram como a Reitoria valoriza e apoia o HU, colaborando tanto com o apoio político, intervindo junto aos governos estaduais e municipais, quanto com recursos próprios da Universidade”.

Lançamento da segunda edição do livro “Pediatria Geral – Neonatologia, Pediatria Clínica, Terapia Intensiva” – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Aproveitando a oportunidade, também foi lançada a segunda edição do livro “Pediatria Geral – Neonatologia, Pediatria Clínica, Terapia Intensiva”, de autoria dos professores da Faculdade de Medicina (FM) Alfredo Elias Gilio, Ana Maria de Ulhoa Escobar e Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi. “A USP tem o dever de produzir material didático em todas as áreas do conhecimento, para ajudar a qualificar o ensino da Graduação em todo o País, com o selo USP de qualidade”, reforçou o reitor.

Participaram da cerimônia a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; o diretor de Divisão da Clínica Pediátrica do HU, Alfredo Elias Gilio; a superintendente do HU entre os anos de 2010 e 2014, Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi; e o chefe de gabinete da Diretoria da FM, Yassuhiko Okay.

Uma referência na formação e profissionais da saúde

Em 1966, durante uma reunião da Congregação da Faculdade de Medicina, surgiu a proposta de criação de um novo curso de Medicina na Universidade, diferente daquele que já existia desde 1921. A ideia era adotar novas estratégias de ensino e aliar o curso teórico e prático, além de organizar as diferentes áreas médicas, e para isso seria necessário um hospital de ensino.

Daí veio a proposta de criar o Hospital Universitário que seria voltado para o ensino da área médica e também para o ensino de outras áreas da saúde, como enfermagem, odontologia, farmácia, psicologia e saúde pública.

A obra começou em 1969 e foi concluída em 1978. No dia 6 de agosto de 1981, o HU foi inaugurado, tendo como marco inicial o atendimento em pediatria. Depois, iniciou-se o atendimento em ginecologia e obstetrícia, com o primeiro parto em 31 de dezembro de 1981. Naquele ano, começaram ainda as atividades da Divisão de Laboratório Clínico, que foi estruturada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). A Clínica Médica surgiu no primeiro semestre de 1985 e a Clínica Cirúrgica, no segundo semestre do mesmo ano.

O Hospital Universitário é considerado uma unidade de média complexidade e está vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, todo o atendimento é realizado de forma gratuita para a população. Cada procedimento ou atendimento realizado no HU tem recursos repassados pelo Ministério da Saúde de acordo com uma tabela, que nem sempre cobrem os gastos totais. Todo custeio e investimento são feitos pela USP, que giram em torno de R$ 350 milhões ao ano.

As disciplinas de práticas clínicas e cirúrgicas de estudantes da Universidade são realizadas no HU. Isso inclui estudantes de diferentes cursos e unidades de ensino, como Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Ciências Farmacêuticas e Serviço Social. Em média, todos os anos, o hospital recebe cerca de 3 mil alunos e tem uma produção de 400 pesquisas.