Na tarde desta quarta-feira, dia 16 de outubro, as vice-reitoras e dirigentes das seis universidades públicas paulistas se encontraram no prédio da Reitoria da USP para discutir o andamento do projeto de harmonização das bases de dados sobre gênero nas instituições.
Esta foi a quinta reunião do grupo das gestoras das universidades públicas paulistas, que têm se encontrado regularmente desde 2022, com o objetivo de discutir a questão de gênero na gestão das universidades e propor ações para promover a equidade e a diversidade.
Participaram do encontro a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda; a vice-reitora da Universidade Estadual Paulista, Maysa Furlan; a vice-reitora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Maria Luiza Moretti; a vice-reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Lia Rita Azeredo Bittencourt; a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (UFABC), Cláudia Regina Vieira; a pró-reitora adjunta de Pesquisa e coordenadora-geral do Observatório Mulheres da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Diana Junkes Bueno Martha; a superintendente de Tecnologia da Informação da Unifesp, Lidiane Cristina da Silva; a coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), Fátima Nunes; e a assessora da Unicamp, Lidiane Cristina da Silva.
Outro assunto em pauta na reunião foram as diretrizes para elaboração dos textos que integrarão um livro conjunto sobre o trabalho produzido pelo grupo, as experiências das mulheres na gestão das universidades e a análise dos dados produzidos pelas instituições. A publicação deverá ser lançada pela Editora da USP (Edusp) no próximo ano, em 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
O grupo também deverá organizar, no início de dezembro, um seminário para apresentar a base de dados harmonizada à comunidade acadêmica e promover uma discussão sobre questões de gênero com a participação de especialistas da área.
Durante o encontro, Maria Arminda propôs a realização de uma reunião entre o fórum das dirigentes e um grupo de diplomatas mulheres de vários países, que estão interessadas em conhecer melhor as atividades do grupo.
Aproveitando a oportunidade, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e as dirigentes presentes parabenizaram a atual vice-reitora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Maysa Furlan, que foi escolhida pela comunidade universitária para encabeçar a lista tríplice para o cargo de reitora da Instituição, encaminhada ao governador do Estado de São Paulo.