No dia 10 de fevereiro, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior participou de uma reunião com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e representantes da comunidade científica brasileira, realizada na sede da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, em São Paulo.
“Quero ressaltar o caráter simbólico desta reunião. Ela é prova inequívoca do nosso compromisso de retomar o diálogo e a parceria com a academia, a comunidade científica e todos os atores que compõem o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia”, afirmou a ministra.
O presidente da SBPC e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Renato Janine Ribeiro, fez a abertura do encontro defendendo a adoção de medidas urgentes para superar as dificuldades enfrentadas pelas atividades de pesquisa e desenvolvimento no País. “Após quatro anos de um governo que promoveu o negacionismo, temos urgência de retomar as pautas que podem reconstruir o Brasil”, disse.
A ministra Luciana Santos reafirmou o empenho do Ministério em recompor o orçamento da pasta e ressaltou que um pedido de crédito suplementar será feito pelo governo federal ao Congresso Nacional para recuperar R$ 4,2 bilhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Luciana também destacou que o reajuste das bolsas de pesquisa e estudo do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma das principais demandas dos pesquisadores, deve ser anunciado ainda esta semana.
“Apresentamos uma proposta de reajuste e de expansão da oferta de bolsas em todos os níveis. Essa proposta foi aprovada e está aguardando a agenda do presidente Lula para ser anunciada, o que deve ocorrer nos próximos dias”, explicou a ministra.
Nossas expectativas de recuperação do financiamento, de planejamento, de apoiar iniciativas de qualidade estão se tornando realidade. Reforço a disposição das universidades paulistas, estaduais e federais, de colaborar com o Ministério”, afirmou Carlotti.
No dia seguinte à reunião no Ceuma, a ministra visitou o Museu do Ipiranga, onde foi recebida pela diretora Rosaria Ono e pelo vice-diretor Amâncio Jorge de Oliveira. Também participaram da visita o presidente da SBPC e as nove vencedoras do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, concedido pela entidade.
Para Luciana, museus como o do Ipiranga são fundamentais para a compreensão dos conceitos que formam um país. “Essa visita ao Museu do Ipiranga tem essa dimensão. E o MCTI tem todas as condições de fazer uma articulação com o Ministério da Cultura para ampliar equipamentos como esse”, disse a ministra. “Além dos aspectos relacionados às ciências humanas, o restauro de obras requer especialistas das mais diversas áreas do conhecimento”, acrescentou.