Cruesp aumenta proposta de reajuste salarial, de 1,8% para 2,2%

Índice de reajuste proposto pelo Cruesp deverá ser apresentado ao Conselho Universitário para homologação

16/05/2019 - Publicado há 5 anos

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) divulgou hoje, 16 de maio, comunicado sobre nova proposta de reajuste para os salários dos servidores, apresentada em reunião realizada com o Fórum das Seis. Leia, a seguir, a íntegra do texto.

Comunicado Cruesp nº 03/2019

São Paulo, 16 de maio de 2019.

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), em reunião realizada com o Fórum das Seis na data de hoje, elevou a proposta de reajuste de 1,8% para 2,2%, a partir do dia 1º de maio, nos salários dos servidores técnicos e administrativos e docentes das três instituições.

Por solicitação do Fórum das Seis, haverá reunião no dia 27 de maio para conclusão das negociações. Após essa data, a USP e a Unicamp apresentarão o índice de reajuste proposto pelo Cruesp aos seus respectivos Conselhos Universitários para homologação. Por isso, não será possível processar a folha de pagamento, em maio, já com o reajuste.

O Cruesp propôs também o acompanhamento conjunto da evolução da arrecadação de ICMS do Estado de São Paulo ao longo do primeiro semestre e meados do segundo semestre, considerando o cenário de incertezas pelo qual passa o país. Caso a arrecadação, até o final de setembro, atinja R$ 80 bilhões, para uma arrecadação projetada ao ano de R$ 108,2 bilhões, nova reunião do Cruesp com o Fórum das Seis fica desde já agendada para a segunda quinzena de outubro.

Especificamente no caso da Unesp, como a prioridade é garantir o pagamento do 13º salário de 2019, a Universidade avaliará o melhor momento para aplicar o índice de reajuste aprovado pelo Cruesp.

Ainda, o Cruesp, em conjunto com o Fórum das Seis, constituirá grupo de trabalho para propor política salarial para as três Universidades.

Marcelo Knobel
Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp)