Projeto estudantil de comunicação e cidadania da USP está com inscrições abertas

Voltado a pessoas de baixa renda, o Projeto Redigir capacita estudantes e interessados em questões teóricas gramaticais, além de promover discussões raciais, de diversidade de gênero e de cidadania

05/04/2023 - Publicado há 1 ano
O Projeto Redigir tem como objetivo fazer um curso que estimule o pensamento crítico e a comunicação dos alunos – Fotomontagem: Jornal da USP – Imagens: Freepik

O curso gratuito de comunicação e cidadania Projeto Redigir, organizado por estudantes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, estará com inscrições abertas entre os dias 14 e 15 de abril. Para se inscrever, é necessário comparecer à ECA, às sextas-feiras, das 9h30 às 12h30, e das 18 horas às 20h30, ou aos sábados, das 9h30 às 12h30.

As aulas começam na primeira semana de maio, uma vez por semana, às sextas ou aos sábados, no período da manhã, das 9h30 às 12 horas, presencialmente no prédio central da ECA. O curso dura um semestre, tratando de temas como: variantes linguísticas e preconceito linguístico; contextos da palavra; acentuação e crase; elementos da comunicação; tipos de texto; funções da linguagem; exercício de cidadania; entre outros.

De acordo com os organizadores, o objetivo do curso é desenvolver a comunicação e o pensamento crítico dos alunos sobre a sociedade. “Nossos educandos vão além de vestibulandos, abrangendo pessoas que, por exemplo, não tiveram muitas oportunidades de estudar e querem aperfeiçoar a gramática básica”, contam. O grupo ressalta que não é um cursinho pré-vestibular.

Neste ano de 2023, o Projeto Redigir pretende adicionar um material obrigatório, previsto para ser trabalhado em todas as turmas, abordando questões raciais, sobre LGBTQIA+ e Pessoas Com Deficiência. Além disso, o curso pretende desenvolver formações com os voluntários, para que o projeto continue evoluindo com diferentes vivências.

Inscrições

O curso utiliza um critério socioeconômico de seleção e apresenta alguns requisitos para inscrição, como idade mínima de 16 anos e não ter feito faculdade pública.

No ato da inscrição, é necessário levar os seguintes documentos:

• Cópia do RG
  • Cópia de comprovante de renda de todos que contribuem na renda da casa
  • Cópia do comprovante de escolaridade do último nível cursado (ensino fundamental, médio ou superior se houver).

Projeto Redigir

Festa de Encerramento do 2º semestre de 2018 do Projeto Redigir – Foto: Reprodução/Facebook Redigir

O Projeto Redigir foi idealizado, em 1999, por alunos da graduação em Jornalismo da ECA. Inicialmente, o curso era voltado ao ensino da língua portuguesa e à redação para vestibulares tradicionais.

Atualmente, alunos voluntários de diversos cursos e unidades da USP atuam como professores, com foco na comunicabilidade e na compreensão da língua como um mecanismo vivo, não se tratando de um cursinho pré-vestibular. A iniciativa tem como responsável Thiago Salla, professor da ECA.

O Projeto Redigir é composto de quatro divisões, com diferentes funções. O núcleo pedagógico é responsável por organizar as aulas e ministrá-las ao longo do curso. O núcleo do RH cuida das inscrições, recepção de voluntários, organização do calendário escolar, entre outras atividades. O núcleo da comunicação é responsável pelas redes sociais, para divulgar o projeto. Por fim, o núcleo institucional cuida das relações do curso com a ECA e parcerias externas.

Projeto Redigir

Para se inscrever, é necessário comparecer à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, no campus Butantã.

As inscrições vão acontecer nos dias 14 e 15 de abril, às sextas-feiras de manhã, das 9h30 às 12h30, na sala 207 do prédio central da ECA, e à noite, das 18 horas às 20h30, na sala 13 do Departamento de Jornalismo e Editoração. Aos sábados, as inscrições ocorrerão na sala 111 do prédio central, das 9h30 às 12h30.

As aulas são presenciais e ocorrem das 9h30 às 12 horas, na sala 207, às sextas-feiras, e na sala 111, aos sábados, no prédio central da ECA.

Mais informações: @projetoredigir