Pesquisadoras convidam público a repensar a história econômica e social da mulher

Recém-criado, grupo de estudos discute economia feminista e a perspectiva histórica de mulheres brasileiras no capitalismo; encontro ocorre dia 13 de dezembro no Instituto de Estudos Brasileiros da USP

11/12/2023 - Publicado há 8 meses
O primeiro encontro do grupo de estudos organizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros acontece dia 13 de dezembro - Ilustração: Reprodução/Freepik

No dia 13 de dezembro, às 10 horas, acontece o primeiro encontro do grupo de estudos História Econômica e Social da Mulher Brasileira, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, para discutir as condições das mulheres brasileiras no capitalismo e sua contribuição para a reprodução social. O evento é gratuito, aberto ao público e ocorre presencialmente no IEB.

O grupo pretende refletir sobre três linhas de discussão: a economia feminista, trazendo um referencial teórico; os diferentes feminismos dentro e fora do Brasil, pensando sua perspectiva histórica e seu viés étnico-racial; e a história econômica, com textos que discutam a economia, o lugar da mulher na história e seus reflexos até hoje. “Com isso, nós vamos conseguir entender como a mulher se encontra em uma posição inferior ao homem, subordinada a ele por questões sociais, religiosas e econômicas que são impostas a nós [mulheres]. Daí a necessidade de pegar textos do século 19 e perceber que até hoje acontecem as mesmas coisas”, afirma Luciana Suarez Galvão, vice-diretora do IEB e responsável pelo grupo de estudos.

Luciana Galvão - Foto: Arquivo pessoal

O grupo de estudos surgiu a partir da disciplina de pós-graduação do IEB chamada O Reinado das Saias: um olhar sobre a mulher na sociedade e na economia brasileiras (do período colonial à conquista do voto feminino), que discute o percurso da mulher na história econômica brasileira até a conquista do voto feminino. “Ao longo da disciplina, ficou muito evidente que falta espaço mais fluido para o debate dessas questões, fazendo paralelo com acontecimentos do século 19”, diz Luciana, também professora da disciplina, juntamente com José Flávio Motta, do IEB.

Serviço:

História Econômica e Social da Mulher Brasileira
Dia 13 de dezembro, às 10 horas
Presencialmente no Auditório 2 do Instituto de Estudos Brasileiros:
Av. Professor Luciano Gualberto, 78 – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo

Mais informações: imprensaieb@usp.br