Inspirado em programa de televisão, “Social Tank” na USP potencializa empreendedores sociais

Entidade estudantil da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP promoveu evento inédito, com participação de marcas com impactos socioambientais; Az Marias, empresa de slow fashion, foi a marca vencedora

13/10/2022 - Publicado há 2 anos
Fotomontagem com imagens de Pixabay, Public Domain Pictures, Texturelabs e Reprodução/Az Marias por Rebeca Fonseca

Inspirada no programa de televisão norte-americano Shark Tank, a FEA Social – organização sem fins lucrativos gerida por alunos da Universidade — promoveu de forma inédita o Social Tank. O evento ocorreu no dia 27 de setembro e reuniu potenciais patrocinadores e marcas com impacto social.

Assim como no programa norte-americano, onde empreendedores apresentam seu trabalho em busca do apoio de potenciais investidores, o Social Tank abriu espaço para pequenos empreendedores apresentarem pitchs — pequenas apresentações de negócios — e aguardarem a escolha dos jurados investidores. No evento realizado pela FEA Social, os investidores não decidiram individualmente, como acontece no programa de televisão, mas escolheram coletivamente um único negócio para investir.

A marca vencedora do evento foi Az Marias, da empreendedora Cintia Felix. A empresa trabalha com moda sustentável e se relaciona com o conceito de slow fashion, que faz oposição à fabricação em massa. A marca defende a fabricação de roupas e vestuário em respeito às pessoas, ao meio ambiente e aos animais.

Estilista e fundadora da marca, Cintia Felix traz sua ancestralidade para a empresa desde o nome, que homenageia sua família. Segundo o site da marca, todas as mulheres da família de Cintia são nomeadas “Maria”, desde sua avó, Rosa Maria, até a sua filha, Maria Marisa. O nome é uma celebração a essa ancestralidade e uma homenagem a todas as Marias de A a Z.

Para promover impacto socioambiental positivo por intermédio da moda, as peças são desenvolvidas transformando resíduos têxteis em roupas novas, que são desenhadas para os corpos reais das mulheres brasileiras, ao contrário dos padrões da indústria da moda. Além disso, a empresa oferece treinamentos e cursos às costureiras locais, responsáveis pela fabricação das peças, procurando valorizá-las no processo de produção.

Outras marcas estiveram presentes na primeira edição do Social Tank, como a Aurora Social, que se trata de uma plataforma digital que conecta ONGs e empresas interessadas em promover impactos socioambientais positivos. Também participaram o Instituto Sabiá, que tem como foco o desenvolvimento de projetos e programas educacionais em diferentes tipos de comunidades, e o Mov. Cicla, voltado para melhoria de políticas públicas de coleta seletiva, em parceria com a prefeitura de Piracicaba.

No evento, foram sorteados brindes divulgados nas redes sociais, o que estimulou o interesse do público em realizar a inscrição para participar do evento. A FEA Social definiu o evento como uma primeira edição de sucesso, com grande engajamento de espectadores e marcas participantes.

Saiba mais: