Encontro na USP debaterá direitos e políticas públicas para a infância

“Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância” será o tema do encontro que acontecerá no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP nos dias 19 e 20 de fevereiro. As inscrições são gratuitas

 16/02/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 19/02/2024 as 9:45
Encontro do IEA discute temas voltados à infância – Foto: Pixabay

 

Nos próximos dia 19 e 20 de fevereiro, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, acontecerá o encontro Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância. As inscrições prévias e gratuitas podem ser feitas neste link, e o evento poderá ser acompanhado ao vivo pelo site do IEA.

No encontro, especialistas irão abordar a complexidade da orfandade, agravada pela pandemia, com foco nos impactos físicos e mentais em crianças e adolescentes. Será explorada a intersecção de fatores como raça, gênero e desigualdades socioeconômicas, destacando a importância de uma perspectiva de direitos e políticas públicas.

+ Mais

Menos de 1% do orçamento federal foi destinado à primeira infância em 2021

“Investir na primeira infância é como uma vacina para o desenvolvimento humano”

O evento buscará uma compreensão holística da orfandade, ressaltando a essencialidade da interdisciplinaridade na abordagem do fenômeno. Além disso, a temática do evento está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, convidando os participantes a contribuírem com perspectivas interdisciplinares na construção de soluções que promovam a justiça social na infância. A coordenação do encontro é da professora Regina Szylit, da Escola de Enfermagem (EE) da USP.

O encontro acontecerá na sala Alfredo Bosi do IEA, que fica na Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. Início no dia 19 de fevereiro, a partir das 8h30, com encerramento previsto para 20 de fevereiro às 17 horas.

Por Sandra Sedini, do IEA. Com edição de Antonio Carlos Quinto


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.