Curso gratuito na USP leva iniciação à ciência da computação para professoras

Introdução de docentes mulheres ao pensamento computacional: curso oferece instrução em plataforma de programação para desenvolver competências na área da computação

06/12/2023 - Publicado há 5 meses
ICMC da USP em São Carlos oferece curso voltado ao pensamento computacional a professoras – Foto: pch.vector/Freepik

No dia 16 de dezembro, das 14 às 18 horas, o Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP, organiza o curso Scratch Day para Professoras: Introdução ao Pensamento Computacional com Scratch. As inscrições para o primeiro dia do curso já foram encerradas, mas ainda há vagas disponíveis para o segundo dia. As aulas acontecem no sábado de forma 100% on-line e gratuita e as inscrições são feitas pelo sistema Apolo da USP, até o dia 9, sábado.

A adesão é aberta a todos para as 40 vagas disponibilizadas, mas a prioridade de inscrição será dada a mulheres professoras do ensino básico: infantil, fundamental e médio. Também têm prioridade as estudantes dos cursos de pedagogia e de licenciatura, e por último o público geral, com  preferência na seleção de candidatas que se identifiquem com o gênero feminino ou não binário.

O curso oferece a oportunidade de desenvolver competências e habilidades relacionadas ao pensamento computacional por meio de aulas e exercícios na plataforma Scratch. Os encontros serão lecionados por Maria da Graça Campos Pimentel, professora sênior do departamento de Ciências da Computação do ICMC e uma pioneira nos estudos sobre sistemas multimídia.

+ Mais

Por que as mulheres “desapareceram” dos cursos de computação?

A programação do curso será baseada nos seguintes tópicos:

• Introdução ao curso e à prática de trabalho remoto
  • Apresentação da plataforma Scratch
  • Introdução ao conceito de algoritmos
  • Prática com sequências de comandos e abstrações
  • Prática com comandos condicionais e múltiplos atores
  • Prática com operadores aritméticos e lógicos
  • Prática com comandos de repetição
  • Prática com entrada de dados e animações
  • Prática com recursos de desenho, voz, sons, câmera, música e tradução automática

Além das quatro horas de aula, o curso inclui uma hora de monitoria e prevê a entrega de um trabalho final.

Os encontros acontecerão via Google Meet e serão gravados e disponibilizados posteriormente no Google Drive. Os horários de monitoria também acontecerão de forma remota e serão dirigidos pelos estudantes da graduação e da pós-graduação, podendo ser agendados em qualquer período do dia dentro do prazo de fechamento do curso. O prazo de conclusão vai até o dia 22 (sexta-feira).

Serviço:

16/12, das 14 às 18h