Fotomontagem de Jornal da USP com imagem de Wikimedia Commons

Série Internacional de Música apresenta obras de Bach e Chopin

Concerto com a pianista italiana Gloria Campaner será nesta terça-feira na Sala Villa-Lobos da BBM

17/10/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Emilly Gondim

Arte: Guilherme Castro

Série Internacional de Música da USP (SIM-USP) terá mais uma edição nesta terça-feira, dia 18, às 12h30 na Sala de Música Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Desta vez, quem se apresenta é a pianista italiana Gloria Campaner. “O evento convida músicos internacionais de alto nível para se apresentarem, realizando um intercâmbio musical único, principalmente com alunos da USP”, explica Eduardo Monteiro, professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e curador do evento.

A apresentação conta com um repertório muito tradicional, explica Monteiro. Começará com a composição para órgão Tocata e Fuga em Ré Menor (BWV 565), de Johann Sebastian Bach (1685-1750), na versão da professora e pianista russa Tatiana Petrovna Nikoláyeva (1924-1993), que fez o arranjo para o piano. “Bach foi o primeiro grande mestre que escreveu 24 prelúdios, porém em estilo tocata e fuga”, explicou ao Jornal da USP Gloria Campaner. Bach é reconhecido como o Pai da Música pelas suas contribuições.

A apresentação da pianista italiana também terá a execução de 24 Prelúdios op. 28,de Frédéric Chopin (1810-1849) para piano solo. Essa obra possui 24 trechos de diferentes arranjos e acordes. “Eu gostaria de chamar essa apresentação de uma jornada emocional”, conta Gloria Campaner, motivada pelas constantes mudanças no ritmo das músicas. “A dificuldade de interpretar essas obras é imensa, já que as trocas dos acordes são constantes e rápidas, mas é o que torna tudo ainda mais emocionante”, descreve a artista.

“Eu estive em contato com diversos ritmos diferentes, o que permitiu que eu abrisse minha mente e meu coração para me tornar uma melhor musicista”, se emociona a pianista.

Quem é Gloria Campaner

A pianista Gloria Campaner é uma jovem italiana que, com apenas 36 anos de idade, já possui prêmios de reconhecimento internacional em sua carreira, como o da Fundação Cultural Pró-Europa de Freiburg, na Alemanha. Seu amor pela música começou na infância: com apenas três anos ganhou de presente um pequeno piano vermelho. Logo depois, foi matriculada numa escola que tinha um programa musical infantil. “Começou por acaso, como uma brincadeira, um início muito bonito. Mas o futuro não é tão mágico, precisa de muito trabalho e estudo”, relembra a pianista.

A formação de Campaner é eclética: no ensino médio, participou de uma banda de rock e no seu currículo constam colaborações com músicos de jazz, como Franco D’Andrea e Stefano Bollani. Além do mais, a artista italiana sempre teve contato com outras formas de arte, incluindo pintura, artes visuais e dança, como gosta de lembrar. Por isso, a apresentação de Gloria é importante, segundo Eduardo Monteiro, da ECA: “Aquela visão comum de que o pianista só vai sentar e tocar piano, de forma tradicional, não condiz com a realidade em que vivemos. Atualmente o pianista tem uma atuação multifacetada”.

Eduardo Monteiro - Foto: Alan Betson

Eduardo Monteiro - Foto: Reprodução/USP

Enquanto estudava na Alemanha, Gloria Campaner acabou tendo contato com a música brasileira, graças à professora e pianista baiana Fany Solter, ex-reitora da Hochschule für Musik Karlsruhe. Assim, ela passou, como lembra, “a amar a bossa nova, o samba e o Brasil”. Além da apresentação na BBM, Gloria Campaner também ministrará uma masterclass para os alunos do Departamento de Música da ECA.

O concerto da Série Internacional de Música da USP (SIM-USP), com Gloria Campaner, acontece no dia 18 de outubro, terça-feira, às 12h30, na Sala de Música Villa-Lobos da Biblioteca Guita e José Mindlin (BBM) da USP  — Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo, telefone (11) 2648-0841. Entrada grátis. Mais informações estão disponíveis no site da SIM-USP.