“Semana Franco-Uspiana” será aberta no dia 16

Encontro acontece entre os dias 16 e 20 de setembro, no Instituto de Estudos Avançados e em outros locais da USP

12/09/2024 - Publicado há 1 mês
Riscos horizontais e verticais.
Banner do evento – Foto: divulgação da Semana | Imagem: Tie Ito – IEA/USP

A 3ª Semana Franco-Uspiana acontece entre 16 e 20 de setembro no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e em outros espaços da Universidade. O evento terá seminários, conferências especiais e mesas-redondas, além de marcar o lançamento do primeiro colóquio do Laboratório Internacional de Pesquisa (IRL, na sigla em inglês) do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS-USP). A entrada é grátis.

+ Mais

Edição de 2 de outubro de 2024

Historiador Michel Espagne fala na USP sobre “transferência cultural”

A abertura oficial da Semana, no dia 16, às 17 horas, terá a presença de Carlos Gilberto Carlotti, reitor da USP; Alexandra Mias, consulesa geral da França em São Paulo; Paulo Nussenzveig, pró-reitor de Pesquisa e Inovação; Sérgio Proença, presidente da Aucani; Valérie Brisset; diretora adjunta da diplomacia cultural do Ministério das Relações Exteriores da França; Marisa Midori, professora da Escola de Comunicação e Artes (ECA) e pesquisadora do IEA; e Marion Magnan, adida para ciência e tecnologia do Consulado Geral da França em São Paulo.

Logo após a cerimônia, também no IEA, o diretor de pesquisa do CNRS e chefe da Unidade Conjunta de Pesquisa para os Países Germânicos, Michel Espagne, abrirá o Ciclo de Conferências da Semana. Com a exposição Historiografia das Transferências Culturais e a América Latina, o pesquisador francês abordará a noção de transferência cultural e seus questionamentos sobre comparação e influência. Segundo os organizadores da Semana, a conferência busca resgatar a história do conceito de transferências culturais e situar seus usos no contexto latino-americano (leia neste link a entrevista concedida por Espagne à professora Marisa Midori).

A semana inclui outros eventos, como o I Seminário Internacional Afluências nas Artes desde Dacar (leia aqui).

A 3ª Semana Franco-Uspiana acontece entre os dias 16 e 20 setembro, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e em outros locais da Universidade. Entrada grátis. A programação completa do evento está disponível neste link. Mais informações podem ser obtidas no site do IEA.