Sustentabilidade vai além de questões ambientais

Série de seminários do projeto Cidades Globais discute soluções sustentáveis para os problemas de São Paulo

O projeto Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) realizará quatro seminários durante a Virada Sustentável da cidade de São Paulo, entre os dias 24 e 25 de agosto.

Sustentabilidade se baseia em um sistema de equilíbrio em que não seria necessário o crescimento contínuo, define Marcos Buckeridge, professor do Instituto de Biociências e coordenador do Cidades Globais.

E esse conceito, enfatiza Buckeridge, vai além de cuidados com o meio ambiente, sendo muito importante, por exemplo, no âmbito político, tema que será abordado no primeiro seminário, com a participação do ex-vereador e pesquisador do IEA, Ricardo Young.

No mesmo dia, a questão das mudanças climáticas entra em pauta. A discussão será coordenada pelo próprio Buckeridge.

Já no dia 25, acontece o painel sobre mobilidade urbana, com o professor Paulo Saldiva, e o seminário sobre desigualdade e violência, unindo conhecimentos do Centros de Estudos da Metrópole e do Núcleo de Estudos da Violência (NEV).

Para mais informações sobre o evento, acesse: http://www.iea.usp.br/noticias/virada-sustentavel

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.