A cantora e compositora portuguesa Eugénia Melo e Castro foi a atração do programa Via Sampa Estúdio, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado ao vivo no dia 26 de agosto de 2019. Ouças nos links acima a íntegra do programa.
No programa, Eugénia recorda as parcerias de quase quatro décadas com artistas brasileiros. Para gravar Desconstrução – um conjunto de dois CDs com 22 músicas de Chico Buarque de Holanda, produzido em 2007 -, por exemplo, ela se encontrou semanalmente com Chico, em sua casa, no Rio de Janeiro, durante dois anos, a fim de lhe mostrar as interferências feitas nas composições. “Eu e o Eduardo Queiroz, que fez os arranjos, tivemos toda liberdade por parte do Chico para mexer nas harmonias e nas formas das canções”, disse Eugénia. “Nós interferimos tanto, fizemos tantas brincadeiras nas harmonias que, quando mostrei Olê, Olá, o Chico me perguntou: ‘Eugéninha, tem certeza de que fui eu que fiz essa música?”.
Nascida em 1958 na cidade de Lisboa, Eugénia começou a ter contato com a música brasileira no início dos anos 80. Desde então, lançou 25 discos, em que canta e compõe em parceria com Wagner Tiso, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Ney Matogrosso e Egberto Gismonti, entre vários outros.
Eugénia é filha do maior poeta concretista português, E. M. de Melo e Castro – que já atuou como professor visitante da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP -, e da escritora e poetisa Maria Alberta Menéres (1930-2019). Do pai, ela musicou poemas concretos, que fazem parte do CD Mar Virtual, lançado no Brasil em 2018. Poemas infantis da mãe também foram transformados em música e lançados no álbum Conversas com Versos, de 2015.
O programa exibiu músicas gravadas por Eugénia em diferentes álbuns, entre eles Eugénia Melo e Castro Canta Vinicius de Moraes, originalmente lançado em 1994, que ela relançou neste ano.