“Manhã com Bach” traz cantata que exalta o amor ao próximo

Programa exibe cantata baseada na Parábola do Semeador, registrada no Evangelho de Lucas

 24/08/2019 - Publicado há 5 anos
Por

Nos dias 24 e 25 de agosto de 2019, o programa Manhã com Bach apresentou três músicas de Johann Sebastian Bach (1685-1750): o Prelúdio e Fuga em Mi Menor (BWV 548), o Concerto para Cravo em Ré Maior (BWV 1054) e a cantata Du sollst Gott, deinen Herren, lieben, “Tu deves amar a Deus, teu senhor” (BWV 77).

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

A cantata Du sollst Gott, deinen Herren, lieben, “Tu deves amar a Deus, teu senhor” (BWV 77), se baseia na famosa Parábola do Samaritano, registrada no capítulo 10 do Evangelho de Lucas. Ali Jesus relata a história de um samaritano que, vendo um homem jogado na beira da estrada, ferido por malfeitores, teve compaixão dele e levou-o para ser tratado.

É essa compaixão que deve inflamar os cristãos, como afirma o recitativo para tenor:

Gib mir dabei, mein Gott! Ein Samariterherz

Dass ich zugleich den Nächsten liebe

Und mich bei seinem Schmerz

Auch über ihn betrübe

Dá-me, meu Deus, um coração de samaritano

Para eu ame o próximo da mesma forma

E em sua dor

Eu também me entristeça por ele

Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, no endereço www.jornal.usp.br/radio.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.