Rádio USP mostra o ritmo e a história social da congada mineira

Manifestação de religiosidade negra, gênero nasceu na época colonial a partir da dinâmica do ritual católico

 24/10/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Expressão de religiosidade negra, congada mineira surgiu no seio da sociedade colonial e escravocrata – Foto: José Eduardo Carvalho Monte / SEC / MG

A congada mineira foi o tema do programa USP Especiais, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 16 de outubro de 2019.

Como citado no programa, a congada é uma manifestação de religiosidade negra que, por ter surgido no seio da sociedade colonial e ser um produto da lógica escravocrata, se estabeleceu a partir da dinâmica do ritual católico. Comum em toda a América Latina, tem uma notável presença no Estado de Minas Gerais, localidade em que a extração de ouro demandou uma presença mais forte da Igreja na organização da vida social das cidades.

O programa exibiu músicas que são características desse contexto. Esse repertório inclui tipos diferentes de cânticos transmitidos oralmente, tais como os de louvor às divindades católicas dos congadeiros, os de festa e divertimento infantil e também os de memória aos escravos mortos. Além disso, foram apresentados gêneros musicais do congado que se deixaram alterar menos pela influência cristã, como é o caso do candombe, e também músicas católicas produzidas na época de Minas colonial, como o Moteto dos Passos, composto por Manoel Dias de Oliveira em meados do século 18.

Congada de Minas Gerais se fez a partir da dinâmica do ritual católico – Foto: José Eduardo Carvalho Monte / SEC / MG

Ouça no link acima a íntegra do programa.

O programa USP Especiais sobre congada mineira teve pesquisa e roteiro de Vitor Ramirez e Gustavo Xavier, locução de Cido Tavares, vozes adicionais de Vitor Ramirez e Amanda Ferraresi, montagem e finalização de Vitor Ramirez, Lucca Alves e Amanda Ferraresi, além da participação especial do professor José Raimundo Faria dos Santos, de Leandro Ferreira (MG).

USP Especiais vai ao ar sempre às quartas-feiras, às 21 horas, com reapresentação no sábado, às 20 horas.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.